Publicidade
Entretenimento
LITERATURA

Escritora amazonense Myriam Scotti lança novo livro infantil neste sábado (24)

Livro ‘Quando meu irmão vai embora?’ aborda realidade da chegada de um novo irmão à família. A autora diz que a própria família é uma fonte inesgotável de inspiração 24/03/2018 às 08:31
Show zb0124 17f
A escrita é algo presente na vida de Myriam Scotti desde a infância, quando ela começou a rascunhar os primeiros versos (Foto: Divulgação)
Rosiel Mendonça Manaus (AM)

A chegada de um novo membro à família pode despertar uma série de dúvidas e receios na cabeça do irmão mais velho. Foi para abordar esse assunto que a escritora amazonense Myriam Scotti escreveu seu novo livro infantil, “Quando meu irmão vai embora?”, com lançamento neste sábado (24), a partir das 14h30, no Adrianópolis.

A autora diz que a própria família é uma fonte inesgotável de inspiração para as histórias que escreve, e dessa vez não foi diferente: a nova obra partiu das experiências de Myriam com o nascimento do segundo filho, Noah, hoje com dois anos e nove meses – ela já era mãe de Daniel, atualmente com sete anos de idade.

“As primeiras semanas foram de difícil adaptação. Daniel regrediu um pouco: pediu para tomar leite na mamadeira, queria mais colo, só dormia no colchão ao lado da minha cama, acordava o irmão, entrava no berço, e adoeceu também”, relembra a escritora. Segundo ela, as coisas começaram a melhorar depois de muita conversa e quando o primogênito foi incluído na rotina do bebê.

“Em alguns meses, o ciúme foi dando lugar ao amor e hoje os dois são muito unidos, mas ainda há brigas de vez em quando e sempre rola um ciuminho. Quando a caixa com os livros novos chegou e Dan leu o título, ele disse: ‘Mãe, eu não quero mais que o Noah vá embora’ (risos). Então, posso dizer que o final foi muito feliz”.

Encontro com a escrita

A escrita é algo presente na vida de Myriam Scotti desde a infância, quando ela começou a rascunhar os primeiros versos e a colecionar diários como forma de se expressar e organizar a mente. “Antes de me tornar mãe, não havia pensado na escrita profissional. Atuei na área jurídica até a chegada do meu primeiro filho, momento em que decidi não mais advogar e me dar um tempo para me redescobrir profissionalmente”, conta.

Foi quando ela criou um blog, que pode ser acessado em www.myriamscotti.com.br, e começou a publicar crônicas sobre a experiência com a maternidade. Conforme o primeiro filho foi crescendo e passou a dizer as primeiras palavras, muitas situações engraçadas surgiram e Myriam pensou que elas poderiam render boas histórias para esse público.

“Assim eu lancei meu primeiro livro infantil, ‘O menino que só sabia dizer não’, em 2014. Em seguida, por causa da resistência do Daniel em provar novos alimentos, surgiu o título ‘O menino que só queria comer tomate’, que, por abordar a alimentação saudável, teve ótima repercussão nas escolas e foi adotado como paradidático em algumas instituições de ensino de Manaus. Meus livros são para toda família e uma ótima forma de criar um momento juntos e se divertir”, finaliza a autora.

Publicidade
Publicidade