Publicidade
Entretenimento
Vida

Espaço local oferece atividades lúdicas para crianças

O local é uma espécie de “centro de diversão”, bem diferente de uma creche ou mesmo da escolinha. Sim, há professores, turma, horários e recreadores 22/08/2015 às 14:49
Show 1
Essa é a fórmula da Yupi, um espaço que utiliza o lúdico para contribuir com o crescimento infantil
LÍDIA FERREIRA ---

A ciência comprova: brincar é essencial para o desenvolvimento da criança, melhora as habilidades motoras e cognitivas,como atenção, memória, fala e criatividade. Tudo isso fica melhor ainda se juntar uma variedade de brincadeiras, o papai, a mamãe, os avós e um monte de amiguinhos. Essa é a fórmula da Yupi, um espaço que utiliza o lúdico para contribuir com o crescimento infantil.

O local é uma espécie de “centro de diversão”, bem diferente de uma creche ou mesmo da escolinha. Sim, há professores, turma, horários e recreadores, mas por lá as atividades tem como objetivo serem lúdicas e divertidas. Outro diferencial é a solicitação de um membro da família, seja o pai, a mãe, os avós e as babás para participar. “Para a criança crescer e ser um adulto saudável, ela precisa ter tido uma infância feliz, estar emocionalmente estruturada. A família é essencial nessa construção e essas brincadeiras são estímulos para isso”, disse a psicóloga e empresária Thaís Cavalcante.

Foi a partir de uma experiência pessoal que Thaís, e a prima e sócia Mariana Tapajós pensaram em fundar a Yupi. “Nós sentíamos a necessidade de ter um espaço seguro para que as nossas crianças interagissem com outras e se divertissem. Vimos um modelo semelhante no Rio de Janeiro e trouxemos a idea para cá”.

Ela explica que as aulas são realizadas de uma a duas vezes por semana, com duração de 50 minutos. Todas são direcionadas para a socialização entre os pequenos e para estimulá-los a experimentação do mundo ao redor. “A proposta é que os pais se sintam confortáveis e que as crianças sejam estimuladas a construir seus pensamentos por meio da diversão, da música, da pintura, por exemplo”.

Entre as opções de aulas estão Oficina de Sensações, onde as crianças brincam com objetos diferenciados; Aula de movimento, que estimula a coordenação motora com a utilização de brinquedos e o compartilhamento de espaço com outras crianças; Aula de música, que utiliza canções e contações de histórias para estimular a interação, a amizade, ensina sobre instrumentos e ajuda a ampliar o vocabulário; além de curso como Culinária para crianças maiores, entre outras aulas. Há também programação específica para os pais, como palestras.

Cada turma tem até seis crianças. A mensalidade custa entre R$100 e R$200, dependo da atividade e da quantidade de vezes por semana. A Yupi recebe crianças a partir dos seis meses, conforme a aula.

Mãe de Maria Luíza, de dois anos, Janine Salvador frequenta o lugar com a filha há 10 meses. Ela fala que a interação com outras crianças foi um fator determinante para buscar o centro de atividades. “É diferente quando o nosso filho sai de casa, do ambiente que é familiar, e convive com outras crianças. Percebi o quanto ela evoluiu. Ela nunca foi tímida, mas hoje vejo que ela interage mais com os outros participantes. Ela começou a gostar mais de música e nessa aula ela aprendeu até a guardar os instrumentos, o que é um estimulo à organização”, disse.

Para Janine Salvador, as aulas também são interessantes para os pais que acabam sendo orientados a realizarem as brincadeiras diferenciada com os filhos em casa. “O legal é que não tem nada eletrônico, então, a gente aprende também opções de atividades para fazer em casa. Por exemplo, como a Maria Luiza estava muito animada com as aulas de música, compramos um violão infantil e aprendemos as músicas para cantar com ela em casa”, contou.

Outro ponto apontado pela mamãe é o ingresso na escola. “Como ela já está familiarizada a sair de casa, interagir com o professor e com outros amiguinhos, fica mais fácil essa adaptação escolar. Vejo que essas brincadeiras fazem um verdadeiro diferencial para a vida da minha filha. Brincar é muito bom”, finaliza.

Método

O método usado na Yupi é inspirada me duas teorias psicológi-cas: a Teoria das inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, (neuropsicólogo da Universidade de Harvard) e a Teoria Sócio-interacionista, de Lev Vygotsky (psicólogo russo).

Serviço

O quê: Yupi - Centro de Brincar Onde: Rua Rio Itanana, 435, Conjunto Vieiralves, Nossa Senhora das Graças Contato: Informações: (92)3304-2674.


Publicidade
Publicidade