Publicidade
Entretenimento
Artes cênicas

Manaus recebe espetáculo baiano que une dança e comicidade no palco

Tombé” chega à capital amazonense para três apresentações gratuitas neste fim de semana, no Espaço das Cias., no Centro 19/04/2016 às 18:25
Show tomb
O espetáculo é um espécie de “stand up dance comedy” e “sitcom coreográfico” (foto: Alex Oliveira)
Acritica.com Manaus (AM)

Há mais de uma década circulando em cidades brasileiras, o espetáculo de dança “Tombé” embarca da Bahia para uma turnê no Norte do país, e Manaus está nesta itinerância. A capital amazonense recebe apresentações do trabalho no período de 22 a 24 de abril (sexta a domingo), sempre às 20h, no Espaço das Cias. (rua D. Libânia, 300, Centro), com entrada franca.

Com características de “stand up dance comedy” e “sitcom coreográfico”, o espetáculo faz jogos entre realidade e ficção, riso e desespero, para refletir sobre a própria experiência artística, abarcando dimensões mais amplas das relações humanas: hierarquias, produções de discurso, disputas de poder, tensões sociais.

Dirigido por Jorge Alencar, do grupo baiano Dimenti, “Tombé” coreografa movimentos, discursos e absurdos da arte e da vida e ri de si mesmo. Os personagens (o diretor/coreógrafo, o dançarino, a bailarina, o ator e o técnico) são figuras arquetípicas que compõem as relações na peça, produzindo “coreografias sociais” por meio de embates e contradições.

Em atividade há 14 anos, o espetáculo se renova constantemente para dar conta dos modos vigentes de criar e produzir linguagem no campo das artes, na internet, na universidade e na TV. Sua estreia, em 2002, marcou o início de uma pesquisa continuada de Jorge Alencar sobre a relação entre dança e comicidade – em nível artístico e acadêmico –, um investimento atípico, considerando-se que a imensa maioria dos estudos sobre humor está ligada ao teatro e à filosofia e quase nunca à dança.

A circulação tem patrocínio do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014 e, além da turnê, a equipe de “Tombé” ainda recebe subvenção da Fundação Cultural Gregório de Matos (Salvador/Bahia) para desenvolver uma série de TV baseada na peça, intitulada “Tombo”.

Oficina

Em Manaus, o grupo também realiza a “Oficina de Honestidade Artística”, ministrada pelo diretor Jorge Alencar. A atividade é voltada para artistas dos diversos campos que desejem performar, independentemente de suas habilidades específicas. A oficina acontece no sábado, dia 23, das 9h às 13h, também no Espaço das Cias.

As inscrições gratuitas, efetivadas por ordem de apresentação para as 15 vagas disponíveis em cada turma, podem ser feitas por meio de formulário online disponível em http://tinyurl.com/oficinahonestidade, onde também se encontram mais informações. A produção local de “Tombé” é do Casarão de Ideias.

Serviço

O quê: espetáculo de dança “Tombé”, do grupo Dimenti (BA)

Quando: de 22 a 24 de abril (sexta a domingo), sempre às 20h

Onde: Espaço das Cias. (rua D. Libânia, 300, Centro)

Quanto: entrada gratuita

 

O quê: “Oficina de Honestidade Artística”

Quando: dia 23, das 9h às 13h

Onde: Espaço das Cias. (rua D. Libânia, 300, Centro)

Inscrições: http://tinyurl.com/oficinahonestidade

Publicidade
Publicidade