Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2020
MUSICAL

Espetáculo gratuito mergulhará crianças no universo das lendas no Teatro Amazonas

“Amazônia - Os Encantos da Floresta”, que conta com a participação da ex-The Voice Kids Marcela Bártholo, terá quatro sessões gratuitas nesta quinta (12) e sexta (13)



2_.jpg (Foto: Gilson Melo)
12/10/2017 às 05:00

Era uma vez uma vovó chamada Rosinha, que tinha muitas histórias para contar aos seus netos. Mas não eram os clássicos internacionais, como Chapeuzinho vermelho, Branca de neve e o Gato de botas. Eram “causos” sobre as criaturas mágicas da floresta, como o curupira, boto, cobra grande, matinta-pereira e tamba-tajá.

Durante a contação das histórias, os netinhos de Rosinha mergulham num mundo que os permite interagir com as figuras mitológicas. Este é o roteiro do espetáculo “Amazônia – O Encanto da Floresta”, que vai acontecer nesta quinta (12) e sexta (13) no Teatro Amazonas, com sessões às 18h e às 20h. O musical é realizado pela Secretaria de Cultura do Amazonas.



O diretor geral do espetáculo, Jorge Kennedy, também é responsável pela criação e concepção inteira da produção. O musical foi baseado no trabalho do compositor paraense Waldemar Henrique, que fez uma profunda análise sobre as lendas amazônicas. “Me baseei nesse cenário e através daí criei o roteiro e uma comunidade amazônica onde tudo acontece”, diz ele. 

O espetáculo é feito, em sua maioria, por alunos do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro: a orquestra é composta por 30 pessoas e participam também o coro infantil, o coro jovem, o corpo de dança e os personagens. Ao todo, 117 artistas integram a produção. 

Inspiração

Segundo Jorge, cada cena reproduz uma lenda a ter sua história contada ao público. A cenografia foi idealizada para ser apresentada em camadas de plástico transparente, com o objetivo de dar um efeito 3D no musical. “Todo material visual foi criado por alunos do Liceu”, pondera o diretor, que se inspirou nas músicas de Waldemar Henrique e em suas viagens pelo interior para montar o espetáculo. 

“Sou apaixonado pelo interior e pelas lendas. O jeito que as pessoas do interior falam e como elas contam essas histórias, sentadas na beira do rio”, coloca Kennedy, lembrando que as músicas e as lendas estão sempre relacionadas. “Antes do boto entrar, nós colocamos um beiradão. Quando o boto chega, reintroduzimos outro esquema na música”, complementa.

Uma participação especial no musical é a da cantora Marcella Bártholo, ex-participante do The Voice Kids. Ela, que é ex-aluna do coro jovem do Liceu, vai interpretar o espírito da floresta. “Ela vai aparecer e fazer ponte entre uma cena e outra. No ‘grand finale’ ela vai entrar nos cajás, olhar para o público e o resto é surpresa”, declara o diretor.

Acompanham o espetáculo instrumentos como violino, violoncelo, banda de metais, percussão e piano. “Os arranjos foram feitos com base nos nossos ritmos amazônicos e com a nossa atitude em relação à festa e dança”, conta ele. Jorge diz ainda que há lembranças a gêneros como o boi-bumbá e o carimbó, mas nada muito explícito para não criar estereótipos. “Mas se percebe nitidamente tudo acontecendo e os ritmos dialogando entre si”, completa o diretor do espetáculo.

Serviço

O quê: Musical "Amazônia - Os Encantos da Floresta"
Quando: Quinta (12) e sexta (13), com sessões às 18h e 20h
Onde:  Teatro Amazonas (Largo São Sebastião, Centro)
Quanto: Gratuito


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.