Publicidade
Entretenimento
Musical

Espetáculo 'Natividade' transformará Teatro Amazonas em cartão de Natal

As apresentações acontecem do dia 16 ao dia 21 de dezembro, no Teatro Amazonas 14/12/2016 às 14:14
Show joe 0039
Espetáculo será nobre e refinado, para encantar diversas crenças (Foto: Divulgação)
Laynna Feitoza Manaus (AM)

Dez récitas ao público, que vão contar a história do nascimento do Menino Jesus, ganharão, ao mesmo tempo, uma roupagem universal e regional no concerto de Natal realizado pela Secretaria de Cultura do Amazonas. Intitulado “Natividade”, o espetáculo assumirá a forma de um cartão de Natal gigante, que será aberto durante as cenas, convidando o público a conhecer a história do filho de Deus.

O espetáculo vai acontecer no período de 16 a 21 de dezembro e envolve o trabalho de 1.867 pessoas, sendo 500 deste número membros dos corpos artísticos. 24 artistas, entre cantores e encenadores, compõem o elenco principal. O musical é inspirado na obra “Revelações de Natal”, escrita pelo poeta Max Carphentier, membro da Academia Amazonense de Letras. Ao BEM VIVER, ele declara os critérios utilizados para mesclar universalidade e regionalidade no projeto final.

“Respeitando as fontes da tradição, eu procurei pegar a luz inesgotável do tema do Natal e espalhar no contexto regional e universal, sempre respeitando a tradição da manjedoura, os diálogos dos pastores e de Nossa Senhora, entre outros. Colocamos um diálogo do Papai Noel com São José e Nossa Senhora diante da manjedoura, por exemplo, dentre outras coisas que, não digo que são inovações, mas detalhes que vem enriquecer”, diz ele.

O concerto de Natal deste ano vem sob uma roupagem mais lírica e menos tecnológica, prezando pelo toque ao coração e a atenção às características da Amazônia. “No final do espetáculo, que conta com a inspiração do maestro Ripper, temos um louvor a Deus agradecendo por nossos rios, fontes e nossos progressos. O espetáculo se encerra como um louvor sobre a situação econômica, geográfica e espiritual do Amazonas”, pondera Max. O concerto será no palco interno do teatro, mas será transmitido ao público externo por meio de um telão. Nos arredores do local, três mil cadeiras estarão disponíveis para o público.

Possibilidades

“Natividade” é dividido em duas partes: a primeira fala sobre os aspectos históricos do nascimento de Jesus, com atores em vestimentas de época e fatos importantes como a chegada dos Reis Magos. A segunda aborda a celebração e disseminação das mensagens do Natal e do amor que cerca o período. Com a direção geral de Robério Braga e a direção cênica de William Pereira, o espetáculo utiliza toda a maquinaria de caixa do palco do teatro, tornando a ação grandiosa.

“O concerto é visualmente bonito e requintado, as cenas se transformam a cada cinco minutos. Estamos usando todas as possibilidades de mudança de cenário que o teatro tem, coisa que não se fazia a muito tempo. Não se usava as varas do teatro, por exemplo. O destaque é essa mudança em cena aberta: começamos no céu, depois vamos para uma floresta, depois para o céu, outra hora estamos um baile”, assegura Pereira.

O compositor das músicas do espetáculo, o maestro carioca João Guilherme Ripper, escreveu as canções a partir do texto de Max Carphentier, criando um roteiro em cima da história do Natal, em que intercalou as partes cantadas com balés. “E uma das coisas que me nortearam foi a utilização de todos os corpos artísticos do Teatro Amazonas, solistas, coro, corpo de baile, grupo folclórico, entre outros. Procurei criar uma obra que fosse acessível, no sentido que aquilo rapidamente entrasse no ouvido e que as pessoas pudessem sair do teatro quase que assobiando”, enfatiza Ripper.

Transmissão

Os espetáculos terão transmissão na televisão pela TV A Crítica (Rede Record), pelo A Crítica Mais (Canal 188 Net) e pelo aplicativo A Crítica Play na sexta (23), às 18h30, e no Acrítica Mais e A Crítica Play nos dias 25 e 25, às 21h.

Frase

"Fizemos este nobre convite ao escritor Max Carphentier por conhecermos o estilo com que trata o assunto Natal, já que não é a primeira vez que o retrata” (Robério Braga, Secretário de Cultura do Amazonas

Serviço

o quê: “Concerto de Natal - Natividade”

quando: Dias 16 (20h), 17 (17h e 20h), 18 (11h, 17h, e 20h), 19, 20 e 21 (ambos às 20h)

onde: Teatro Amazonas (Rua 10 de Julho, Centro)

quanto: Gratuito

infos: Toda a programação cultural completa do mês de dezembro, que une exposições, visitas ao Papai Noel e afins, podem ser acompanhadas pelo site www.cultura.am.gov.br

Publicidade
Publicidade