Publicidade
Entretenimento
Vida

Espetáculo “Vigor Mortis Jukebox Vol. I” será apresentado em Manaus neste fim de semana

O cantor e compositor australiano Nick Cave é quem inspira a obra teatral “Vigor Mortis Jukebox Vol. I”, a ser encenada neste domingo (20), às 20h, no Les Artistes Café Teatro, em Manaus 18/09/2015 às 15:33
Show 1
O ator Kenni Rogers interpreta o personagem que invade os palcos
Laynna Feitoza Manaus (AM)

O espetáculo, do grupo Vigor Mortis (PR), aporta em Manaus por meio do projeto Palco Giratório, do SESC-AM, que promove intercâmbio cultural e artístico entre várias companhias da cidade e do País. “A peça traz várias histórias de paixão e violência a partir do universo de Nick Cave”, pontua Paulo Biscaia, que assina a direção da obra.

No mundo real, Nick Cave não foi um mero artista entrangeiro de sucesso: ele morou no Brasil nos anos de 1990 a 1993. Em cena, uma caixa, um painel e uma tela dão vida à obra.

“O ator fica dentro da caixa e seis pessoas escolhem as cenas no painel, e acompanham a cena de perto. O resto do público vê as cenas pela tela”, destaca. O texto é escrito pelo próprio diretor, mas se utiliza do universo de músicas e literatura de Nick Cave como principal disparador.

A música da montagem foi criada por Demian Garcia, alternando climas para cada cena e propondo cada ambiente dramático, segundo o diretor. “A estrutura técnica criada por mim é um caso à parte”, coloca ele. Em relação ao figurino, o ator troca de roupa rapidamente entre as cenas. “Só há a parte de cima das roupas em que o único campo de visão é o peito e a cabeça”, declara. O espetáculo também se apóia em recursos audiovisuais. “O uso do vídeo já não é mais estranho ao teatro. Usamos desde o início de nossos trabalhos em 97. Aqui ele serve como ponto de vista para o que acontece dentro da caixa”, coloca.

Sobre a cia

A companhia Vigor Mortis foi criada em 1997 por Paulo Biscaia Filho como um espaço para experimentar as possibilidades estéticas motivadas pelo Grand Guignol, o teatro de horror de Paris.

As montagens da companhia incluem: Peep (1997); DCVXVI - Eis o filho da luz.(1999); Moby Dick e Ahab na Terra do Sol (2004); Garotas Vampiras Nunca Bebem Vinho (2007); Hitchcock Blonde (2008); Nervo Craniano Zero (2009); Manson Superstar(2009). As montagens de Morgue Story (2004) e Graphic (2006) receberam Troféus Gralha Azul como Melhor Espetáculo, Texto e Direção.

Serviço

O quê: Espetáculo “Vigor Mortis Jukebox Vol. I”

Onde: Les Artistes Café Teatro (Av. Sete de Setembro, 377, Centro)quando: 20/09, às 20hquanto: Gratuito

Ficha

Texto/Direção/Videos: Paulo Biscaia Filho

Direção de Produção/Fotos: Marco NovackEstrelando: Kenni Rogers Atrizes em Video: Guenia Lemos/Uyara Torrente/Viviane GazottoTrilha Sonora Original: Demian Garcia

Cenografia: Guenia Lemos

Iluminação: Wagner CorrêaOperação de luz: Victor SabbagOperação de som e videos: Paulo RosaFigurinos: Dayane BernardiniMaquiagem: Marcelino de Miranda Cenotécnico: Jimmy Paes

Publicidade
Publicidade