Publicidade
Entretenimento
DANÇA

Espetáculos de dança marcam o fim de semana cultural de Manaus

“Os espetáculos apresentam grande qualidade técnica e os profissionais da dança do nosso estado estão muito bem representados. Vale à pena conferir, pois valorizam a cultura local, seus artistas e suas manifestações”, declarou o secretário de Estado de Cultura”, Robério Braga 13/04/2016 às 14:49
Show 06d4455d 05f0 4977 94b6 07c932a6c9d2
O Balé Folclórico do Amazonas apresenta no Teatro Amazonas, às 20h, com entrada franca e classificação livre o espetáculo “Beiradão”, que é o resultado de uma pesquisa sobre o cotidiano do povo ribeirinho, feita por Conceição Souza (Foto: Divulgação)
ACRITICA.COM Manaus (AM)

A programação cultural elaborada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura para este fim de semana está recheada de eventos de qualidade técnica e artística, característica dos grupos que compõem os Corpos Artísticos do Amazonas. Excelentes opções de lazer para toda a família e de forma gratuita. Imperdível!

“Beiradão” – Sábado (16)

O Balé Folclórico do Amazonas apresenta no Teatro Amazonas, às 20h, com entrada franca e classificação livre o espetáculo “Beiradão”, que é o resultado de uma pesquisa sobre o cotidiano do povo ribeirinho, feita por Conceição Souza.

O espetáculo traduz para o palco, em forma de dança, as particularidades desse povo, suas crenças, seus hábitos, sua relação com o rio, a beleza da mulher ribeirinha e suas comemorações. A mola propulsora desse processo é a observação das características específicas dessas pessoas e suas danças típicas, como a dança do Arara, propondo assim, uma releitura desse universo, falando também das dificuldades que enfrentam cotidianamente, desde as crianças que acordam as 3h da manhã para pegar a condução e estudar como os pescadores que vivem os períodos da enchente a vazante.

O universo amazônico está presente em toda composição do espetáculo desde a cenografia até os figurinos e objetos cênicos, utilizando-se de materiais característicos do Beiradão. Sob o comando de Tércio Macambira e Duan Raiad de Vasconcelos, a equipe é composta por vinte e nove bailarinos em cena, dirigidos por Conceição Souza. A assistência é de Adam Sousa; Ensaiador, Eduardo Amaral; Maître, Flávio Soares; Designer, Cena Magda Carvalho; Coreografia, Thiago Farias, Eduardo Amaral e Denison Vitor.

“Entre Parêntesis” – Domingo (17)     

O Balé experimental do Corpo de Dança do Amazonas apresenta domingo (17), às 19h, no Teatro Amazonas, o espetáculo de dança “Entre Parênteses”, uma bela homenagem ao poeta amazonense Aníbal Beça com venda de ingressos na bilheteria do teatro ao valor de  R$ 20,00 plateia. Demais assentos são livres.

 O espetáculo propõe um novo diálogo, dessa vez com inspiração nas obras do poeta amazonense Anibal Beça, em sua quatrilogia “A vírgula”, “O ponto”, “Dois pontos” e “Reticências”, que inspiraram o coreógrafo a dar vida a uma relação das simbologias com o tempo-espaço e o fim a que elas se aplicam. Afinal, qual o maior temor do homem, se não o fim? O que sobreviverá após tantos caminhos?

Com trilha sonora de Pedro Drumond e coreografia de Rodrigo Vieira, bailarino do Corpo de Dança do Amazonas, o espetáculo “Entre Parênteses” teve início no projeto “Alma de um poeta”, realizado pelo Balé Experimental em 2015. Com sete bailarinos em cena, em 35 minutos de apresentação, “Entre Parênteses” é um espetáculo totalmente novo, com coreografia original e mais elementos cênicos do que o proposto ao público em “Alma de um Poeta”.

“Os espetáculos apresentam grande qualidade técnica e os profissionais da dança do nosso estado estão muito bem representados. Vale à pena conferir, pois valorizam a cultura local, seus artistas e suas manifestações”, declarou o secretário de Estado de Cultura”, Robério Braga.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade