Publicidade
Entretenimento
ARTES CÊNICAS

Espetáculos ‘Persona’ e ‘Balões’ são atrações neste final de semana em Manaus

As apresentações “Persona Face Um” e “Persona Face Dois” acontecem quinta e sábado, respectivamente, no Ateliê 23. “Balões” será encenado na sexta, no Largo São Sebastião 22/06/2016 às 14:30 - Atualizado em 22/06/2016 às 17:14
Show persona face um 1
"Persona Face Um", do grupo Ateliê 23, tem direção de Taciano Soares
acritica.com* Manaus (AM)

Três espetáculos encerram suas temporadas de apresentações neste final de semana em Manaus: “Persona Face Um”, “Balões” e “Persona Face Dois”, também como parte da primeira etapa do projeto “Dabucuri.2 – 7 Tribos”.

As últimas encenações acontecem na quinta-feira (23) com “Persona Face Um”, na sexta-feira (24) com “Balões” e no sábado com “Persona Face Dois. Os dois espetáculos “Persona” são do grupo Ateliê 23 e acontecem na sede deles, no Centro. “Balões” é da Cartola Produções e será no Largo São Sebastião, também no Centro.

Todas as peças recebem apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). No projeto “Dabucuri”, sete companhias de dança e teatro de Manaus retornam apresentações no dia 6 de julho, com mais oficinas, debates e apresentações.

‘Persona 1’

“Persona Face Um” sai de cena após um ano e meio em cartaz. Já “Persona Face Dois” – projeto contemplado pelo Edital de Conexões Culturais 2015 da Manauscult – ficou em cartaz por quatro meses. Nesse período, as peças foram encenadas para um público de mil pessoas.

Com sessões às 19h e 21h, “Persona Face Um” é um exercício para a sensibilização da causa trans. A peça traz à cena uma poesia dramática que aborda as dores e angústias de homens e mulheres trans a partir de entrevistas realizadas pela companhia em 2014. A direção do trabalho é de Taciano Soares e tem no elenco os atores Daniel Braz, Eric Lima, Isabela Catão, Larissa Rufino, além do próprio Taciano.

‘Balões’

Já o solo “Balões”, que a Cartolas Produções apresentará no Largo São Sebastião às 17h, é um trabalho que explora a linguagem do clown e mostra um palhaço em busca do seu lugar no mundo. Nesse processo, ele se relaciona com seus pertences, a saudade e o público, num grande jogo de poesia e comicidade. A direção é de Roberto Carlos Jr. e o espetáculo é estrelado por Jean Palladino.

‘Persona 2’

Lançado este ano, “Persona Face Dois” traz de volta o tema transexualidade. Nessa montagem, a melancolia de “Persona Face Um” dá espaço para uma forma irônica de lidar com o assunto. Eric Lima, que integra o elenco, explicou que há continuidade no trabalho, porém de um ponto de vista diferente. “A primeira montagem é muito forte esteticamente e a melancolia está sempre presente. Já na segunda é uma forma mais irônica de lidar com todo o preconceito que envolve o tema”, contou.

Segundo o diretor Taciano Soares, o Ateliê 23 continua suas atividades trazendo de volta espetáculos já encenados pela companhia, além da continuação da temporada de “O Complexo de Gaivota”, que ficará em cartaz até julho. “Paralelo a isso estamos em fase inicial do nosso novo trabalho intitulado “Da Silva” que também tem o apoio da Manauscult, por meio do Conexões Culturais. A previsão é que estreie em setembro”, destacou.

Ateliê 23

O Ateliê 23 é um grupo que investiga as possibilidades do intérprete em cena partindo, cada vez mais, de histórias reais. Nos últimos três anos, conquistou nove prêmios de fomento artístico, indicações, prêmios e produziu oito espetáculos, além de possuir sede própria onde apresenta seus espetáculos e oferta cursos e oficinas à comunidade manauara.

Cartolas

Atuante no cenário cultural de Manaus desde 2013, o grupo Cartolas pauta seus trabalhos em pesquisas de segmentos distintos, como a dramaturgia autoral, experimentos cênicos em cima dessas obras e na linguagem do clown/palhaço resgatando a tradição circense.

‘Dabucuri’

Com patrocínio do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014, o “Dabucuri.2 – 7 Tribos” é uma realização da companhia Índios.com e tem o apoio das companhias amazonenses Artrupe, Ateliê 23, Cartolas, Intérpretes Independentes, Momento e Soufflé de Bodó. A programação completa pode ser conferida em http://tinyurl.com/indiospontocom. As inscrições para as oficinas são gratuitas e o formulário pode ser acessado em http://tinyurl.com/oficinasdabucuri.

Serviço

O quê: “Persona Face Um” (Ateliê 23)
Quando: quinta-feira (23) às 19h e 21h
Onde: Ateliê 23, rua Tapajós, nº 166, Centro
Quanto: gratuito

O quê: “Balões” (Cartolas Produções)
Quando: sexta-feira (24) às 17h
Onde: Largo São Sebastião, Centro
Quanto: gratuito

O quê: “Persona Face Dois” (Ateliê 23)
Quando: sábado (25), às 20h
Onde: Ateliê 23, na rua Tapajós, nº 166, Centro 
Quanto: R$ 15 (meia)

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade