Publicidade
Entretenimento
Beleza

Sabonetes tratam e rejuvenescem a pele

Os produtos são recomendados para o tratamento de rachaduras nos pés e ressecamento das mãos 03/04/2016 às 13:00 - Atualizado em 03/04/2016 às 16:32
Show 1064439
Pesquisas permitem que novos produtos tragam benefícios além da limpeza (Reprodução)
Rosiel Mendonça Manaus (AM)

Brasileiro adora um sabonete - que o diga a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), segundo a qual os sabonetes em barra dominam as vendas no segmento de produtos de banho no País. Mas hoje a ação desses produtos vai muito além da limpeza, trazendo em suas fórmulas e designs propriedades rejuvenescedoras e até terapêuticas.

As barras artesanais da Amazon Velas & Sabonetes são um exemplo disso. A empresa familiar com sede em Manaus tem uma linha exclusiva de sabonetes fitoterápicos, que podem ser encontrados nas feirinhas da Eduardo Ribeiro, aos domingos, e do Millenium Shopping, todos os dias. São 10 tipos de sabonetes feitos com extratos naturais que ajudam no tratamento da pele.

Cylis Fernandes, a artesã responsável, conta que foi buscar essa matéria-prima na diversidade de ervas, óleos e argilas da região. “Antes de começar a trabalhar com eles, passei um ano pesquisando propriedades das plantas e ervas amazônicas com a ajuda de engenheiros florestais do Inpa”.

Um dos carros-chefes é o sabonete de mulateiro: ele protege a pele dos raios solares, combate manchas e rejuvenesce. Segundo Cylis conta, o uso do mulateiro é milenar entre os indígenas, que tinham o costume de se banhar com uma infusão da casca da árvore. Já o sabonete de mulateiro com argila branca tem propriedade clareadora e age como esfoliante para o rosto e o corpo, mas deve ser usado no máximo duas vezes por semana.

O de copaíba com aveia também traz um duplo benefício: enquanto a copaíba é um conhecido cicatrizante, anti-inflamatório e anti-seborreico, a aveia ajuda a contrabalancear o ressecamento da pele.  Em tempos de alerta máximo contra o Aedes Aegypti, o sabonete com óleo e extrato de andiroba é uma alternativa para quem busca por repelentes naturais. Além disso, ele ajuda a regenerar o tecido cutâneo e tem poder cicatrizante. Para combater acne, micoses e pano branco, a indicação é o de própolis com enxofre.

Recomendado para o tratamento de rachaduras nos pés e ressecamento das mãos, o sabonete de banha de tartaruga também tem o poder de devolver a elasticidade à pele. Uma compradora de longa data é a protética Georgina Pereira, que usa o produto todos os dias. 

“Dá para perceber o resultado. Opto pelos artesanais porque no meu ponto de vista eles são mais naturais, não têm muita química”, avalia. Cylis acrescenta que a banha usada na produção é ecologicamente correta, com origem em restaurantes que servem tartaruga de viveiro.

Banho relaxante

Enquanto o alecrim e a sálvia promovem o bem-estar, revigoram e refrescam, a lavanda e a vanila oferecem sensação de tranquilidade e aconchego. Esses são só alguns dos extratos naturais presentes nos sabonetes da linha TodoDia, da Natura, que conhece bem as preferências dos brasileiros, para quem o banho está muito associado ao prazer do relaxamento. “A principal preocupação dos consumidores é com o cuidado da pele: eles querem produtos que não a deixem ressecada e que mantenham sua hidratação e integridade”, aponta o gerente de desenvolvimento de produtos Rodrigo Pereira Lima.

Outro destaque é a linha Ekos, feitas com extratos da flora amazônica. O sabonete com ativo de castanha, por exemplo, nutre e ajuda a reter a hidratação natural da pele; o de açaí tem efeito esfoliante, remove as impurezas e ativa a circulação. O design também pode ser um aliado na hora do banho, como prova o sabonete de avelã e romã, que traz esferas massageadoras que ajudam a ativar a circulação.

 

Publicidade
Publicidade