Publicidade
Entretenimento
Vida

Estilistas brasileiros no ‘Project Runway’

Os mineiros Fábio Costa e Layana Aguilar são destaques de reality show apresentado pela top model Heidi Klum 21/07/2013 às 18:03
Show 1
"Project Runway" recebeu duas indicações ao "Oscar da TV". O programa disputa nas categorias Melhor Reality Show de Competição e Melhor Apresentador de Reality Show, para Heidi Klum e Tim Gunn
Gabriel Machado Manaus (AM)

Responsáveis por sediar eventos da grandeza de Rio e São Paulo Fashion Week, era questão de tempo até que os brasileiros começassem a desfilar seus looks pela passarela do “Project Runway”, um dos reality shows mais famosos da TV norte-americana. Dito e feito. Em suas duas últimas temporadas, o programa, apresentado pela top model Heidi Klum, escalou os mineiros Fábio Costa e Layana Aguilar para o time de estilistas que competem pela oportunidade de estrear na badalada Semana de Moda de Nova York.


“Foi a primeira vez que tentei entrar e o processo é bem longo. Caso você passe por todas as etapas, ainda tem que esperar cerca de dois meses para a seleção dos possíveis competidores”, contou Fábio, participante da 10ª edição do reality, que será exibida no País em 2014. “No começo foi tudo um pouco surreal, ainda mais para mim, que sou viciado em ‘Project Runway’”, completou.

Com um visual que chama a atenção e peças super estilosas, o mineiro ganhou o coração da jurada Nina Garcia, diretora da Marie Claire americana, e por pouco não venceu o programa. Com a coleção conceitual “Cosmic Tribalism”, ele ficou em 2º lugar, perdendo a final para o bielorrusso Dmitry Sholokhov. “Sempre fui muito influenciado pelo artesanato e pela cultura brasileira. É inevitável que isso se reflita no meu trabalho”, explicou.

Lado feminino


Assim como Fábio, logo de cara Layana atraiu as atenções dos jurados. Dos 12 desafios que participou, a estilista ficou entre os melhores em quatro oportunidades - vencendo em uma delas. “O desafio que mais gostei foi o ‘Unconventional Challenge’ (ou ‘Desafio Não Convencional’), com materiais de marcenaria e flores. Foi a prova onde a imaginação e criatividade tomaram conta, em uma forma de fantasia”, confessou a mineira, integrante da 11ª temporada do programa.

“A maior dificuldade de estar em um reality show é o fato de perdermos total controle das nossas vidas durante aquele período, que parece eterno. Mas, por outro lado, essa experiência faz com que possamos aprender muita coisa sobre nós mesmos. Hoje, os conselhos que posso dar como designer é que, além do talento, o mais importante é saber trabalhar sob pressão, estar preparado para críticas negativas e acreditar no seu produto”, ressaltou Layana, eliminada no antepenúltimo episódio da atração.

Passado o corre-corre da vida “pós-Project”, a estilista só tem olhos para uma missão. Ou melhor, uma pessoa. “Agora, meu projeto principal é ser a melhor mãe do mundo”, contou a mineira que, no final do mês de junho, deu à luz seu primeiro filho. “Como designer, estou aproveitando as oportunidades que surgiram depois do programa. Acabei de lançar a minha nova coleção primavera/verão, que se chama ‘Brighten Me Up’ e pode ser encontrada em nosso site: www.layanaaguilar.com. Minha equipe e eu estamos trabalhando muito na divulgação e venda dos novos produtos aqui e, em breve, no Brasil”, apontou a estilista que, desde os 11 anos, mora em Nova York.

Publicidade
Publicidade