Terça-feira, 17 de Setembro de 2019
ESTILO SUSTENTÁVEL

Estudante de moda do AM participa de evento da Hering em São Paulo

Estilista Maurício Duarte destaca a participação no evento como palco para debates sobre políticas aplicadas a moda, como sustentabilidade e economia criativa



jyhjkhj___C8C7AC30-BF03-4C1E-9DFD-BBEF74E8446C.JPG Foto: Divulgação
28/08/2019 às 12:02

O estudante de moda amazonense Maurício Duarte foi um dos participantes da 3ª edição do Trama Afetiva, evento que se consolida como uma plataforma de estudos práticos da economia afetiva e seus impactos socioculturais. Promovido pela Fundação Hermann Hering, o evento aconteceu em São Paulo entre os dias 20 a 23 de agosto.

Para Maurício, que é finalista do curso de moda na Faculdade Santa Marcelina, a experiência no evento foi primordial para debater sobre políticas aplicadas a moda, como sustentabilidade, economia, fazendo os participantes e apoiadores repensarem sua produção.

"Foi super interessante essa vivência. Durante a semana inteira tivemos rodadas de conversas sobre novos conceitos que estão em alta como Economia Circular, por exemplo. Um dos destaques para mim foi a participação da Lab Fantasma, dos irmãos Emicida e Fióti que mostram a moda por um viés de inclusão. Tivemos também discussões sobre desperdício, inclusive de alimentos, aplicativos de doação e reciclagem de resíduos sólidos. Isso é bastante interessante para a minha marca", destaca.

A marca de Maurício Duarte existe há mais de dois anos e suas peças podem ser encontradas em lojas presentes em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, e em Manaus, no Casarão de Ideias, no Centro da cidade.

Trama Afetiva 2019

Com o tema “Um novo passo rumo à Economia Circular”, o projeto Trama Afetiva chega a sua 3ª edição propondo uma verdadeira imersão sensorial e criativa para 10 participantes previamente selecionados com interesse em novos processos colaborativos e sustentáveis de upcycling nas áreas de moda e design.

“Neste ano, o desafio foi trabalhar criativamente e colaborativamente com uma nova matéria-prima - um feltro feito a partir da desfibração de peças que retornam por motivo de trocas realizadas nas lojas da Cia. Hering -, que é submetida a um novo processo de tecelagem industrial com a tecnologia da empresa paulista Feltros Santa Fé”, revela Jackson Araujo, que divide a direção criativa e de conteúdo do projeto com Luca Predabon.

É com esse material que os participantes terão desenvolveram novos produtos aliando qualidade, design e sustentabilidade. A técnica do upcycling - que se caracteriza por transformar um material a ser descartado em um item com maior valor agregado e nova destinação de uso -, é uma das bases da Economia Circular que, em contraponto aos processos produtivos lineares, defende a utilização de resíduos como insumos para a produção de novos produtos.

"Nós desenvolvemos bolsas, vasos para plantas. Eu fiz um puff, um arranjo para mesa em formato de vitória-régia. A ideia é que vire uma horta depois. Fizemos coisas bem versáteis", completa Maurício.

Para Amelia Malheiros, gestora da Fundação Hermann Hering, o setor de moda tem um importante papel a cumprir mediante as novas demandas do processo de produção e consumo. “Novos valores e, por consequência, novos comportamentos são necessários para lidar com questões complexas. Nesse contexto, a indústria de moda torna-se uma alavanca poderosa de transformação social. A 3ª edição do Trama Afetiva é, para a Fundação Hering, a certeza de que é possível ressignificar, abrir portas e potencializar a moda para o novo mundo”, analisa a executiva.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.