Publicidade
Entretenimento
DEBATE

Estudantes produzem filme sobre depressão em referência ao 'Setembro Amarelo'

Filme foi apresentado por alunos de Publicidade e Propaganda da Uninorte e tem repercutido pelo tema. História conta o drama de um jovem afetado pela doença e está disponível no Youtube 16/09/2016 às 16:22 - Atualizado em 16/09/2016 às 17:50
Show todas as minhas anota oes
Personagem Matheus tem a ajuda da irmã Iza para superar a depressão (Foto: Divulgação)
Oswaldo Neto Manaus (AM)

Com o objetivo de ampliar o debate sobre depressão no mês marcado por campanhas contra o suicídio, o “Setembro Amarelo”, um grupo de estudantes do Centro Universitário do Norte (Uninorte) produziu um curta-metragem que ajuda a entender sobre o assunto. A história, intitulada “Todas as Minhas Anotações” está disponível na Internet e conta o drama de um garoto com sintomas de depressão.

O processo de criação do roteiro, bem como a finalização das filmagens durou cerca de três semanas. De acordo com o estudante do 8º período de Publicidade e Propaganda, Andrew de Souza, nove pessoas participaram do projeto, incluindo sete acadêmicos do curso e duas pessoas convidadas para interpretarem os personagens do filme.

O curta-metragem foi produzido e apresentado no mês de julho, no entanto, ele conta que só foi divulgado em setembro para reforçar o peso da campanha contra a doença. “Infelizmente é uma doença que vem crescendo cada vez mais e escolhemos esse tema pensando nisso. O filme busca conscientizar de alguma maneira as pessoas que estão ao redor de quem está sofrendo, mostrar que não é apenas uma fase e não é besteira”, disse ele.

Para entrar na mente de Matheus, interpretado por Carlos Oliveira, Andrew conta que pesquisou vídeos, artigos e depoimentos sobre os sentimentos de pessoas atingidas pela depressão, e ele afirma que muitas falas do personagem são dramas reais daqueles que passaram pelo problema. Agora, ele conta que o grupo tem o objetivo de disseminar o curta-metragem ao máximo a fim de expandir a discussão sobre o tema.

“Temos planos de divulgar ainda mais, e por isso ele foi colocado com legendas em inglês e espanhol. Não é um tema regional, é algo que afeta todo mundo, e por enquanto divulgar ele em faculdades e escolas é o objetivo. Se surgir uma verba, quem sabe podemos tentar produzir um longa-metragem”, disse. O filme está disponível no Youtube.

História

“Todas as Minhas Anotações” é um curta-metragem de 7 minutos que conta a história do jovem Matheus, que desenvolve sintomas de depressão. Os sintomas característicos da doença são narrados pelo próprio personagem, que tem a ajuda da irmã para superar o problema.

O elenco conta com Carlos Oliveira e Nathalya Brandão,que interpretam Matheus e Iza. O filme ainda tem Beatriz Castro, Juliane Ribeiro, Marcelo Schorno e Nathalya Brandão na produção. Maronilson Gomes como câmera, e Marcelo Schorno no som. Na edição e finalização do vídeo, Andrew de Souza. A fotografia do curta foi trabalhada por Lana Santos e as artes ficaram nas mãos de Maronilson Gomes e Nathalya Brandão. A maquiagem foi trabalhada por Beatriz Castro e a edição de som por Tharciso Yamane. Juliane Ribeiro, Lana Santos, Marcelo Schorno e Maronilson Gomes trabalharam também como operadores de Luz.

Publicidade
Publicidade