Publicidade
Entretenimento
Beleza

Estudo do rosto ajuda na escolha de cores, cabelo e roupas conforme a personalidade

Visagismo trabalha com análise dos detalhes da face e do temperamento de cada pessoa para ajudar no estilo ideal 05/03/2017 às 06:00
Show visagismo portal
Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores, de acordo com características físicas
Natália Caplan Manaus

“Qual é a cor ideal para os olhos? Deixo o cabelo crescer ou corto curtinho? Por que algumas roupas combinam comigo e outras não?” Todas as mulheres já se questionaram sobre isso. Aliás, você pode ter se perguntado isso hoje, enquanto se olhava no espelho — com o guarda-roupa espalhado pelo quarto. Uma boa ferramenta para tamanha indecisão é o visagismo. “É o estudo de linhas e formas do rosto, uma maneira de trazer o teu interno para o externo. Como você deve usar o cabelo, a maquiagem, a roupa, as sobrancelhas... Tudo isso é um conjunto”, explica o visagista John Santana. “Com essa análise, evitamos que a roupa ou a maquiagem, por exemplo, ‘briguem’ com a personalidade da pessoa”, completa.

O ensino do criador da técnica, o paulistano Philip Hallawell, é que todos os aspectos da personalidade — os positivos e os negativos — se manifestam no rosto. O formato das feições e da fisionomia; a cor da pele, as proporções (olhos, nariz, orelhas, lábios) e as linhas (verticais e horizontais) registram fisicamente a personalidade de cada indivíduo. “O visagismo te ajuda a se encontrar, a se conhecer, achar a maneira de ser uma pessoa mais intensa, comunicativa, que quer ser notada. Mas sem perder a imagem de concentração”, diz o profissional amazonense, ao ressaltar outro fator. “Um visagista ajudar a identificar a maneira correta para cada pessoa”, ressalta.

Apesar de focar nos detalhes da face, o visagismo estuda os quatro tipos de temperamento: colérico, sanguíneo, melancólico ou fleumático. É possível apresentar características de todos, em níveis diferentes. Um melancólico, que costuma ser mais retraído, pode ter traços de sanguíneo, costumeiramente extrovertido. “Trabalhamos com olhos, boca, tamanho de orelhas, tipos de rosto, cor de pele, cabelo... Mas também analisamos o temperamento. Algumas têm os quatro, o que é totalmente normal, mas sempre tem um predominante. Você pode estar usando um corte ou penteado de cabelo, uma paleta de cores, mas teu temperamento ser outro”, enfatiza Santana.

DESTAQUE

Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores da pessoa, de acordo com características físicas, personalidade e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética).

Análise do visagismo:

Linhas: verticais ou horizontais.

Rosto: redondo, quadrado, oval, quadrangular, hexagonal e triangular.

Olhos: caídos, cerrados, amendoados, e redondos.

Nariz: longo ou grande; pequeno ou curto; largo.

Boca: padrão, grossa, fina, larga, pequena, cupido, curva, caída.

Pele: branca (rosa ou amarelada), morena e negra.

PONTOS Preferência dos Temperamentos

- Colérico: prefere o outono, cores opacas, terrosas e quentes; linhas retas e horizontais que representam força, segurança e poder.

- Sanguíneo: prefere a primavera, cores claras, alegres, luminosas; linhas inclinadas que expressam dinamismo, energia e impulso.

- Melancólico: prefere o verão, cores suaves, acinzentadas e sutis; linhas inclinadas que direcionam para baixo, verticais, que representam o controle.

- Fleumático: prefere o inverno, com cores puras e intensas; linhas arredondadas e quadradas.

Publicidade
Publicidade