Publicidade
Entretenimento
Pokémon

Na expectativa para novo game, fãs afirmam: Pokémon nunca saiu de moda

Na expectativa para lançamento de Pokémon GO no Brasil, fãs de Manaus afirmam: Pokémon nunca saiu de moda 27/07/2016 às 07:00
Natália Caplan Manaus

Moradores de 36 países já estão fissurados em “Pokémon GO” e as expectativas pelo lançamento do game só aumentam no Brasil, onde há uma data extra-oficial para a estréia: domingo (31). Em Manaus, os fãs já têm acesso ao ‘Mapa Pokémon GO’, com os “pokestops” — locais onde os monstrinhos poderão ser encontrados — e uma paródia sobre Pokémon na Amazônia. Mas essa febre aponta apenas para uma certeza: Pokémon nunca saiu de moda.

Pelo menos, não para quem acompanha o anime, que estreou no Japão em 1997 e, logo, se espalhou pelos quatro cantos do planeta. Atualmente, o desenho está na 20ª temporada da quinta edição e já teve 19 filmes produzidos. “Pokémon sempre buscou agradar todas as gerações e este é um dos meus maiores motivos de acompanhar e trabalhar com a franquia”, disse Ivo Damon Leão Teixeira, 31.

Fã da saga há 15 anos, o bancário também é responsável pelo “World Fighters”, que organizar evento com “treinadores” de todas as idades. O grupo é considerado uma liga oficial, sancionada pela Pokémon Company no Amazonas e tem dois “professors” regulamentados. Os encontros costumam ser aos sábados, no McDonal’s da avenida Djalma Batista, bairro Nsa. Sra. das Graças, Zona Centro-Sul.

“Coleciono as cartas do Pokémon TCG, desde a era Black White. Possuo o mangá completo de Pokémon BW em português. Tenho a maioria dos jogos da franquia principal, Monopoly versão Pokémon, um jogo de tabuleiro Pokémon, miniaturas e pelúcias”, revelou. “O foco dos encontros é jogo de cartas colecionáveis. Ensinamos, trocamos cartas, jogamos e realizamos campeonatos. Os encontros têm acontecido há um ano e meio”, completou.

Treinador na ativa

Entre os participantes desses encontros semanais, onde apaixonados pelos “monstros de bolso” competem em batalhas de games cards, está Gustavo Melo Farias, 20. Diferentemente dos mais antigos, que acompanharam a estréia mundial do desenho, ele descobriu Pokémon no videogame. Na opinião do estudante de engenharia, ao Pokémon GO deverá trazer os fãs que “debandaram” de volta.

“Gosto desde os cinco de idade, quando ganhei um ‘Game Boy Color’, com uma fita do Pokémon Blue, da minha tia. Eu assisto e tenho os jogos. Recentemente, joguei todos os jogos principais da franquia e jogo o card game também”, disse, ao ressaltar a contagem regressiva para o lançamento do novo app. “Pokémon Go esta sendo uma inovação gigantesca, com a nova dinâmica do jogo e trazendo os antigos fãs de volta”, completou.

BLOG Thiago Henrik Santos, 28, co-fundador do Mapingua Nerd

Gosto de Pokémon desde que o anime estreou no Brasil, no final da década de 90, quando eu era criança. Depois comecei a jogar os jogos no ‘Game Boy’ e comecei a gostar mais. Ainda tenho muita coisa da época em que era febre na TV: revistas, adesivos, quadrinhos, card game... Mas não sou colecionador. Depois de adulto, ainda comprei umas miniaturas, mas meu interesse mesmo são os jogos de portátil. A base de fãs de Pokémon sempre foi grande e só aumentou da década de 90 para cá. O Pokémon GO virou essa febre justamente por possibilitar que você faça o mesmo que no jogo (capturar Pokémons), por meio da realidade aumentada. Mas a nostalgia que o jogo causou acabou trazendo de volta muita gente que já não jogava mais.

NÚMERO

36 Países já receberam o game: Alemanha, Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Reino Unido, Espanha, Itália, Portugal, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, Grécia, Groenlândia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, República Tcheca, Romênia, Suécia, Suíça, China e França.

DESTAQUE

Um evento gratuito para fãs de Pokémon ocorre no Plaza Shopping — avenida Djalma Batista, Chapada, zona Centro-Sul — até sábado (30), das 18h às 21h. No espaço, todos podem aprender a jogar card games com o tema da franquia e participar de campeonatos.

SAIBA +

O conceito do universo Pokémon foi inspirado no passatempo do diretor executivo da franquia, Satoshi Tajiri de colecionar insetos quando era criança. Os jogadores são chamados de treinadores Pokémon e têm dois objetivos principais: capturar todas as espécies Pokémon disponíveis; e treinar seu time para competir contra outros treinadores e, eventualmente, se tornar um mestre Pokémon.

BUSCA RÁPIDA

O Submarino criou um hotsite com opções de produtos do desenho japonês. São brinquedos, games, livros e colecionáveis para os fãs. Tem desde a “Caneca Personalizada Porcelana Pokémon Pokebola” (R$ 26,90), ao “Game - Pokémon X - 3DS” (R$ 179,90). Além disso, escondido pelo site do Submarino há um cupom de 10% de desconto para quem deseja “capturar” um smartphone.

Férias com Pokémon

Enquanto o jogo do momento não chega ao Brasil, Visit Orlando, o órgão de turismo oficial da cidade de Orlando (EUA), dá uma forcinha para os brasileiros de férias capturarem Pokémons na capital mundial dos parques. Os jogadores podem encontrar um número incontável de Pokémons, PokeStops e Gym em toda a cidade. Em Aruba, os turistas também terão locais para começar a “caçar os monstrinhos”.

Áreas livres para jogar em Orlando:

Pokemon Go Orlando Walkable Areas I-Drive 360 ​​- Perto de restaurantes, bares e atrações a preços acessíveis, o complexo oferece uma visão 360 de Orlando por meio da Orlando Eye.

Disney Springs - Há mais de 30 PokeStops nessa área de entretenimento de Walt Disney World. Com novas lojas e restaurantes, o local merece uma visita.

Artegon Marketplace - Com mais de 100 mil metros quadrados de espaço com lojas,  artesanatos e muita gastronomia, Artegon é o paraíso do Pokémon GO, oferecendo dois Gyms e 14 PokeStops.

The Mall at Millenia – No shopping de luxo de Orlando, além de poder comprar novas roupas e acessórios, os frequentadores também poderão capturar alguns Pikachus.

Fun Spot America – Esse parque fica na International Drive e tem 8 PokeStops, bem como um Gym e mais de 50 mil metros quadrados para caminhar.

CityWalk Universal - Mantenha o aplicativo aberto assim que chegar ao local: existem algumas  PokeStops esperando logo na entrada.

 Lake Eola, em Orlando Downtown – No coração do centro de Orlando, passe algum tempo no lago com mais de 20 PokeStops e quase uma milha de caminhada em área asfaltada.

Nos parques temáticos:

Legoland Florida - A mania Pokémon atingiu o LEGOLAND com muitas chances de jogar durante toda a visita, mas as autoridades do parque pedem que não use o aplicativo enquanto estiver andando Epcot_ballpelas atrações.

Epcot – A área do World Showcase é o destino final para pegar Pokémon em todo o mundo do Epcot. Talvez os visitantes encontrem um Charmander no top da conhecida Spaceship Earth (imagem ao lado).

Magic Kingdom - PokeStops e Pokémon estão em toda parte no mais famoso parque da Disney. Leve um carregador para seu smartphone não acabar a bateria no meio da caçada. Também não esqueça o protetor solar.

Animal Kingdom - A partir do momento que o viajante entrar no parque, ele encontrará Pokémons em torno de quase todas as árvores e durante os safáris.

Universal Orlando - Os dois parques temáticos da Universal também são ótimos lugares para jogar e caçar Pokémon em torno das atrações.

Aruba

Oranjestad - Faça comprinhas e suba de nível no jogo ao mesmo tempo. O centro de Oranjestad oferece ótimas lojas de souvenires, butiques de grife e duty free – além de uma grande quantidade de PokeStops.

Palm Beach - A maioria dos restaurantes em Palm Beach oferecem acesso ao Wi-Fi para jogar Pokémon Go. Descubra alguns dos restaurantes de renome de Aruba enquanto captura o Pikachu e inúmeros outros ao longo do caminho.

Parque Nacional Arikok - Descubra a beleza natural enquanto pega Pokémons raros entre as colinas escarpadas do árido Parque Nacional Arikok.

San Nicolas - Conhecida como a Cidade do Nascer do Sol, San Nicolas tem uma abundância de PokeStops, incluindo alguns nas famosas praias Rodger's e Baby Beach.

Publicidade
Publicidade