Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
publicidade
MARIANA_PORTAL.jpg
publicidade
publicidade

ENTREVISTA

'Eu quero ter o direito de ser a vilã', declara Mariana Xavier sobre papeis oferecidos na TV

Atriz diz estar no melhor momento da carreira, com peça, novela, novo filme, livro e o próprio canal no YouTube


02/04/2017 às 14:40

A casa da avó era perto do antigo estúdio da Rede Globo. Criança, ela ficava na porta, pedindo autógrafos e sonhando em, um dia, estar na TV. Hoje, Mariana Xavier é reconhecida na rua; está em turnê com a peça “O Último Capítulo”; estreou o canal “Mundo Gordelícia” no YouTube; integra a próxima novela das 21h, “Força do querer”; lançou o livro “Gordelícias” em parceria com três atrizes; e aguarda a estreia de “Gostosas, Lindas & Sexies” no cinema.

Em meio a toda essa agitação, a atriz que conquistou o público com a personagem Marcelina do filme “Minha Mãe é Uma Peça”, concedeu entrevista exclusiva ao BEM VIVER, por telefone. Além de contar sobre o desafio de se dividir em múltiplos compromissos, a carioca falou sobre a paixão pela arte de atuar, padrões de beleza, suas fotos de biquíni que “bombaram” na Internet e as novidades que vem por aí. E revelou: quer muito conhecer Manaus.

Você sempre quis ser atriz?

Comecei a fazer teatro aos 9 anos de idade e sempre fui apaixonada por TV. Minha avó morava ao lado dos antigos estúdios da Globo. Eu ficava na porta, pegando autógrafos, sonhando em chegar lá. Tive algumas interrupções, cedi às pressões da sociedade, cursei Publicidade e Propaganda e fiz uma caminhada lenta até aqui. Estou no melhor momento da minha carreira.

Então, você já chegou onde queria?

Acho que não existe linha de chegada. Ser ator é uma carreira com um eterno recomeço. Tem que se reinventar o tempo inteiro, domar o ego. Cada trabalho, eu considero um novo ponto de partida. Estou em todas as plataformas, com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo. Sou super ativa nas redes sociais. Meu slogan de vida ‘quem corre por gosto não se cansa’.

Quais os teus trabalhos hoje?

Na novela ‘Força do querer’, sou Abigail, uma secretária executiva exímia representante do amor próprio e auto-estima fora dos padrões. Estou com o canal ‘Mundo Gordelícia’ e viajando com a peça ‘O Último Capítulo’; tem o livro ‘Gordelícias’, o filme ‘Gostosas, Lindas & Sexies’, que estréia dia 20 de abril e quero lançar uma linha de praia plus size até o final do ano (risos).

Você escreveu o livro com as atrizes Fabiana Karla, Cacau Protássio e Simone Gutierrez. Como surgiu a ideia?

O livro é um desdobramento do manifesto de auto-estima que começamos no início de 2014, após uma publicação preconceituosa, dizendo que pessoas acima do peso deveriam se enterrar na areia, com a cabeça para fora, para ninguém notar os quilinhos a mais. Fizemos fotos de biquíni e de maiô, promovendo a democratização das areias. Combinamos de publicar nas redes sociais. Foi um ‘grito’ na época e tomou uma proporção muito grande. Essa proposta do livro surgiu depois, do Marcos Montenegro, empresário delas.

Qual mensagem vocês querem passar aos leitores?

São crônicas individuais, cada uma contando suas histórias, com temas culturalmente do universo feminino, porém, não é exclusivo para mulheres. Os temas são os mesmos para todas nós, cada uma com um capítulo, dissertando sobre eles. Falamos de sexo, bullying, moda, carreira, dieta, vida saudável, etiqueta social, como lidar com preconceitos por não estar dentro desse padrão... Escrevi sobre questões humanas e pedi para amigos homens darem feedback. Eles gostaram muito.

É comum atrizes gordas em papéis cômicos. O que você acha disso?

É uma pena que não chamem atrizes gordas para personagens comuns. Por que não o papel de uma advogada de 35 anos, casada, bem sucedida, com filhos? Minha crônica de carreira, no livro, fala justamente disso. Sempre obrigam a gorda a ser ‘legal’.  Por que na ficção tem que ser assim? Quero ter direito de ser a vilã e roubar o namorado da minha irmã na novela (risos).

Você já esteve em Manaus?

Eu queria muito levar a turnê da peça, mas não pude ir, porque bateu com datas de outras cidades. Todo mundo diz que é maravilhosa, porque o povo prestigia muito, mas só vou poder ir depois da novela. Fica complicado viajar para longe do Rio de Janeiro, com as gravações. Quero ir a Manaus com calma para conhecer.

Você volta ao cinema com ‘Gostosas, Lindas & Sexies’. Devemos esperar ‘Minha Mãe é uma Peça 3’?

Tomara que sim! O Paulo Gustavo diz que sim. Estamos com expectativa de fazer uma continuação. Espero que o público continue valorizando o cinema nacional, tem muita gente envolvida, que trabalha muito.

PERFIL

Mariana Xavier

Nascimento: 26 de maio de 1980, no Rio de Janeiro

Atua no teatro, participou da novela “I Love Paraisópolis” e estará no folhetim “A Força do Querer”, de Gloria Perez. Ela também faz parte do elenco dos filmes “Minha Mãe é Uma Peça” e “Minha Mãe é Uma Peça 2” que, juntos, já acumularam mais de 12 milhões de expectadores.

publicidade
publicidade
Em nova decisão, presidente do STF libera Lula para conceder entrevista
Diretores de 'Vingadores: Ultimato' pedem que fãs não revelem final da saga
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.