Publicidade
Entretenimento
Expo Arte Materna

Evento aborda empreendedorismo materno e violência obstétrica em Manaus

Atividade ocorre no sábado (08) e no domingo (09), no Palácio da Família, localizado na avenida Pedro Teixeira, no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste. Palestras e rodas de conversa estão programadas 08/10/2016 às 05:00
Show adult 18604 960 720
A idealizadora do evento, Débora Lucena explica que a intenção do evento é a troca de experiências, principalmente com as mamães de primeira viagem. (Pixabay)
Mayrlla Motta Manaus (AM)

Neste sábado (08) e no domingo (09), as mamães de “primeira viagem” e as mais experientes têm encontro marcado. O motivo é a primeira edição da “Expo Arte Moderna”, evento voltado ao empreendedorismo materno, que inclui atividades como danças e rodas de conversa com a atriz Carolinie Figueiredo, na qual abordará sobre empoderamento feminino e temas como "Violência Obstétrica". 

O evento, que ocorre de 10h às 19h no Palácio da Família, localizado na avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste da cidade, reunirá 30 stands de artigos infantis com opções únicas e preços especiais. 

A idealizadora da atividade, a blogueira Débora Lucena, explica que a ideia da Expo é dar continuidade aos trabalhos já realizados por ela através do blog Mamis & Babys. "Ele foi o primeiro blog em Manaus que abrange temas sobre a maternidade. A ideia surgiu exatamente na época em que eu engravidei e sentia a necessidades de troca de informações com outras mães que vivenciavam o mesmo que eu: a maternidade de primeira viagem", conta. 

Segundo ela, foi através da maternidade que descobriu o verdadeiro "eu", com autopoder e empoderamento. E hoje, para ela é muito importante conseguir unir grupos de mães "onde aprendemos umas com as outras, trocamos experiências sem julgamentos e com muito amor, pois quando falamos de filhos tudo envolve muito amor", complementa Débora, mãe de Joaquim de três anos. 

Uma das atividades inclusas na programação é a dança materna. Segundo Lucena, é um projeto de atenção integral à mãe e ao bebê, desde a gestação até os três anos de vida. A atividade será ministrada pela professora Thati Gobeth. 

Para participar do evento, é preciso confirmar através do email expoartematerna@gmail.com.

Roda de conversa

Um dos momentos aguardados é roda de conversa com as mamães. A atividade conta com a presença da atriz Carolinie Figueiredo, que participou de novelas como Malhação e Sangue Bom. Mãe de Bruna Luz, de 3 anos, e de Theo, de 1 ano, ela escreve sobre empoderamento feminino e materno no blog "Canto da Mulher Que Canta".

Segundo Carolinie, um dos pilares da conversa é o não julgamento, a não culpabilização e a empatia, definidos e apresentados aos presentes, antes de começar a atividade. “Costumo abrir os eventos construindo essa atmosfera, que é muito nova para as mães, de poder expor a própria história, os medos, questionamentos nesse ambiente de segurança”, pondera.

A atriz conta que costuma contar a própria história e o relato do primeiro parto. "Onde dois anos depois eu descobri que aquele parto que tive, sem anestesia, com música e incenso, na verdade, não tinha sido um parto humanizado, tinha sido um parto cheio de violências obstétricas, inclusive a manobra de Kristeller, que já é proibida em muitos países", relata. 

Portanto, a "Violência Obstétrica" será um dos temas a ser discutido na conversa."Então eu sempre trato do tema, relacionada ao empoderamento, como a gente pode transformar a dor que passamos em luta, e de como podemos fazer com que outras mulheres não tenham que passar por isso", acrescenta enfatizando que a violência, no cenário do parto, pode ser tanto emocional, física e com práticas obsoletas.  

Publicidade
Publicidade