Sábado, 20 de Abril de 2019
publicidade
Evento-Yanomami-IMG-20170330.jpg
publicidade
publicidade

SABER INDÍGENA

Evento discute arte, cultura e articulação política pela ótica das mulheres indígenas

Com acesso gratuito, "Suwë pë Kõkamõu" acontece até este sábado (8), em diversos espaços da cidade de Manaus


05/04/2017 às 14:13

Fomentar o diálogo das sociedades indígenas e não indígenas por meio das vozes femininas é um dos objetivos do evento "Suwë pë Kõkamõu: Arte, Cultura e Articulação de Mulheres Indígenas", que acontece até este sábado em vários espaços da cidade.

Realizada pela associação de mulheres Yanomami Amy-Kumirãyõma em parceria com o grupo de pesquisa Tabihuni e o Museu da Amazônia (Musa), a iniciativa conta com uma ampla programação debates, rodas de conversa e atrações culturais.

Nesta quinta-feira (6), será realizada uma exposição de artesanato na Feira do Produtor do Minicampus da Ufam, a partir das 7h. De 9h às 11h30, na Sala Samambaia da UEA/ESAT (av. Leonardo Malcher, Centro), acontece a oficina “Caminhos do corpo Kaiowá”, com a mestranda Arami Marschner. A partir das 14h, no Musa do Largo São Sebastião, também será inaugurada a exposição “Mulheres Yanomami”.

Na sexta (7), o Minicampus da Ufam volta a receber a exposição de artesanato, a partir das 7h, enquanto o Musa do Largo sediará uma oficina de pinturas corporais e artesanato Yanomami, a partir das 14h.

Ao todo, o evento reunirá 10 mulheres Yanomami da associação Amy-Kumirãyõma, localizada na região do Rio Cauaburis, no Amazonas. A programação conta, ainda, com a mesa redonda “Tecendo histórias: mulheres indígenas agentes de sua cultura, economia e articulações políticas”, composta por indígenas de várias etnias da Amazônia, como Tikuna, Macuxi, Dessana, Baré, Tucano, Tariano, Witota e Yanomami. Essa atividade acontece na sexta-feira (8), a partir das 19h, no Musa do Largo.

De acordo a organizadora Maryelle Morais, o evento vai possibilitar a comercialização dos artesanatos das mulheres, além de propiciar discussões sobre a luta indígena a partir da perspectiva das mulheres. Mais informações, bem como a programação completa do evento, podem ser conferidas no site do Museu da Amazônia.

* Com informações da assessoria de imprensa

publicidade
publicidade
Educador indígena da rede estadual lança livro sobre a vida Munduruku
Curiosidade: nos primeiros anos, jornal A Crítica foi ‘onzeorino’
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.