Publicidade
Entretenimento
Estímulo

Evento 'Ocupaminart' debate fortalecimento feminino na cultura amazonense

Ação acontece no próximo domingo (12) na Casa do Centro, no Centro de Manaus. Programação inclui música, exibição de documentários e roda de diálogos 08/02/2017 às 15:28
Show ocupaminart
Evento discutirá empoderamento e fortalecimento feminino nas produções artísticas de Manaus (Foto: Reprodução)
acrítica.com Manaus (AM)

No próximo domingo (12) das 13h às 18h30min, na Casa do Centro, Rua Frei José dos Inocentes, 157, Centro Antigo de Manaus, será realizado o 1º OcupaMinArt  2017. O evento é idealizado pelas artistas e militantes Cida Aripória do Coletivo MariaM-AM, Cléia Alves do Centro de Investigação em Arte e Cultura Afroameríndia (Facci/AM) e Chermie Ferreira do Coletivo MUMBI - Salvador (BA).

O 1º Ocupaminart tem como objetivo estimular o empoderamento e fortalecimento feminino nas produções artísticas de Manaus, principalmente no hip hop, nas artes cênicas, audiovisual, nos movimentos de cultura popular, na política, e em vários seguimentos de luta e resistência que queiram participar com intuito de combater o machismo, racismo, preconceito e violência, pensando ainda mais na valorização e respeito da luta das mulheres no Brasil.

A artista e militante Cida Aripória explica que as mulheres sempre estiveram presentes nos espaços e invisibilizadas por conta do patriarcado. Segundo ela, atualmente houve uma melhora, mas há muito que avançar.

“Temos que estar presente cada vez mais nos espaços públicos e privados, praças e ruas, da periferia ao centro, como estamos fazendo há vários anos. Eu por ser da cultura Hip-Hop, a rua sempre foi o nosso foco maior, fazendo programações protagonizadas  por artistas mulheres, produtoras independentes, femininas e mobilizadoras culturais, dando um levante as ações que produza reflexão, diversão e autoestima das mulheres infanto-juvenil e adulta, propondo atividades sócio-política e cultural na cidade, dando mais visibilidade às mulheres”, afirmou.

Chermie Ferreira explica “Quando falamos em "ocupar", pensamos em todas as lutas que a sociedade vem enfrentando durante todo tempo. A palavra ocupar pros movimentos sociais é muito importante, é quando falamos "Estamos aqui!”. Se encaixa muito bem nas lutas das mulheres. Sempre nas lutas estamos ocupando. Quando ocupamos as empresas por uma condição melhor de trabalho, quando ocupamos as ruas por direitos civis. Em toda história das mulheres OCUPAMOS. E se falamos ocupar, falamos em direito à cidade que sempre nos foi roubado o direito de ocupar ela como um sujeito político. O OcuparMinaArt significa que temos o direito de estar nos espaços não apenas na política, mas na arte nas suas variadas vertentes. E estamos sim em luta, ocupando seja espaço que for. "Continuaremos em marcha até que todas sejamos livres”.

Segundo Cléia Alves, o evento é um dos muitos que querem realizar em Manaus e também no interior. É preciso trazer as mulheres para o diálogo do que é o empoderamento e o feminismo, e através do cine-clube com mostras de documentários e filmes, estarão abrindo pra rodas de conversas para reflexões e compartilhamentos de ideias e pensamentos sobre como avançar e sobre o que ainda precisa avançar nas questões que cercam a mulher no Brasil.

Serão realizadas oficinas, apresentações artísticas, performances, exposições e exposição de moda para o fortalecimento de identidade e autoestima. O OcupaMinArt é um evento de caráter gratuito que tem o intuito de aproximar as mulheres, incentivar ao protagonismo, a sororidade, o empoderamento, valorizando as todas as produções femininas em Manaus.

Atrações

- Dj Pammy

- Cine com o documentário: Sem Fim? Documentário Feminismo.

- Roda de diálogos (Mulheres que ocupam)

- Pocket Show com Nanda Cruz + Streladra

- Performance : Uýra Sodoma

- Dj Naty Veiga

- Apresentação de breaking com bgirl “Lany Vlastas crew"

- Banda Solar Roots

- Exposição e venda da  Pretice das Negas

- Oficina de cartazes e confecção de faixa manifesto.

Publicidade
Publicidade