Publicidade
Entretenimento
AGENDA

Eventos gratuitos promovem a cultura japonesa em Manaus

Programação inclui mostra de cinema e exposição “Tohoku – através do olhar dos fotógrafos japoneses” 24/08/2017 às 13:48
Show 1503595929969840
Exposição faz um retrato de região nordeste do arquipélago japonês (Divulgação)
Rosiel Mendonça Manaus (AM)

Manaus e o Japão podem estar separados por uma distância de mais de 15 mil quilômetros, mas a Terra do Sol Nascente vai parecer mais perto da capital do Amazonas nos próximos meses. Isso porque o Consulado Geral do Japão na cidade, com o apoio da Japan Foudantion e da Secretaria de Cultura (SEC), preparou uma agenda de atividades para aproximar os amazonenses da cultura nipônica.

A programação tem início no dia 30 de agosto, com a abertura da exposição internacional “Tohoku – através do olhar dos fotógrafos japoneses”, que poderá ser conferida no Centro Cultural Palácio da Justiça até o dia 1º de outubro, com entrada franca. Manaus é uma das quatro capitais brasileiras a receber a mostra itinerante, que já passou por outros países.

A exposição conta com 123 fotografias de Tohoku, região nordeste do arquipélago japonês, que é dividida em seis províncias. O local é conhecido mundialmente por duas grandes catástrofes. A primeira foi em março de 2011, quando a região foi atingida por um grande terremoto seguido de tsunami, que deixaram cerca de 20 mil mortos e desaparecidos. Em seguida, Tohoku voltou novamente a aparecer no noticiário internacional devido a um acidente sem precedentes no reator da Usina Nuclear de Fukushima. 

Apesar de ser conhecida por esses desastres, a região também possui uma imensa bagagem histórica e cultural. Rica em recursos naturais, tem três parques nacionais e dois sítios registrados como Patrimônio Mundial da Unesco. “A exposição não vem para mostrar tragédia, mas o lado cultural, antropológico e as belezas de Tohoku. Queremos afastar aquela imagem triste”, explica Sandra Nagase, do Setor de Divulgação Cultural do consulado japonês.

“Quando vem uma exposição desse tipo para o Brasil, a Japan Foundation sempre pergunta qual consulado quer receber, e Manaus sempre levanta a mão. Procuramos nos engajar para trazer o maior número possível de eventos para nossa região, que tem laços históricos com o Japão. Mas o nosso foco não é tanto a comunidade japonesa, e sim os amazonenses, que poderão conhecer melhor a nossa cultura”, completa.

Serviço

o quê: Exposição “Tohoku – através do olhar dos fotógrafos japoneses” 
onde: Palácio da Justiça (Av. Eduardo Ribeiro, Centro) 
quando: De 30 de agosto a 1º de outubro; terça a sexta: 9h às 14h; domingos: 9h às 13h
quanto: Acesso gratuito

Cinema

Os cinéfilos também serão contemplados na programação do consulado. De 11 a 15 de setembro, o Teatro Gebes Medeiros receberá a nova edição da Mostra de Cinema Japonês, que vai exibir filmes de diferentes gêneros produzidos nos últimos 13 anos. A entrada também é gratuita.

No dia 11, o anime de fantasia “Em busca das estrelas” (2011) abre a agenda de sessões com uma história de amadurecimento que envolve o amor de uma jovem e uma música misteriosa. No dia seguinte, é a vez de “O lugar prometido em nossa juventude” (2004), sobre dois amigos que decidem construir um avião para cumprir uma promessa em pleno Japão dominado por duas potências.

No romance “Balada” (2009), que será exibido no dia 13, a trama explora o primeiro encontro de um jovem com o medo verdadeiro, revirando o tempo, o espaço e os destinos. No dia 14, o público vai conferir o drama “O trem Hankyu”, que acompanha a vida de várias pessoas que viajam pela Linha Imazu da Hankyu Railway. A mostra de cinema chega ao fim no dia 15 com a exibição da comédia “Três para a estrada”, uma mistura de humor pastelão com histórias retiradas de contos populares e do teatro kabuki.

Serviço

o quê: Mostra de Cinema Japonês
quando: De 11 a 15 de setembro, às 18h30
onde: Teatro Gebes Medeiros (av. Eduardo Ribeiro com Rua Monsenhor Coutinho)
quanto: Entrada franca

Dia 11 – segunda-feira
“Em busca das estrelas” (fantasia/anime)

Dia 12 – terça-feira
“O lugar prometido em nossa juventude” (fantasia/anime)

Dia 13 – quarta-feira
“Balada” (fantasia/romance)

Dia 14 – quinta-feira
“O trem Hankyu” (drama/romance)

Dia 15 – sexta-feira
“Três para a estrada” (comédia)

Publicidade
Publicidade