Quarta-feira, 24 de Julho de 2019
Vida

Ex-fotógrafo de A CRÍTICA ganha prêmio internacional

O trabalho de Odair Leal sobre os Yanomami foi um dos vencedores dos Performances Awards do concurso



1.jpg Imagem do jovem índio Yanomami em meio a uma revoada de borboletas foi estampada na primeira página de A CRÍTICA, por ocasião da publicação do especial sobre a ameaça representada pela prática do garimpo para os índios da etnia
30/08/2013 às 09:32

O registro de índígenas da etnia Yanomami ameaçados de terem suas terras invadidas pelo garimpo, produzido para um caderno especial de A CRÍTICA publicado no ano passado, rendeu a Odair Leal o reconhecimento internacional por seu talento. O fotógrafo acreano foi um dos ganhadores do prêmio Performance dos Humanity Photo Awards (HPA), organizado pela China Folklore Photographic Association (CFPA) e pela Agência das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Intitulado “Tradição da Nação Yanomami sob ameaça”, o ensaio fotográfico de Leal foi um dos 500 vencedores dos Performance Awards do HPA. Os prêmios são divididos em seis categorias, dentre elas Ritos Tradicionais, da qual o trabalho do fotógrafo fez parte. Outros 100 trabalhos receberão os Nomination Awards, e 66 foram selecionados para a grande final do HPA.

Leal e todos os demais vencedores e indicados para a final foram convidados para participar da cerimônia de premiação e da abertura da mostra “Memórias da Humanidade VIII”, na China. Para o fotógrafo acreano, tanto o convite que recebeu para participar do concurso, meses atrás, quanto a conquista do prêmio Performance, foram momentos “de alegria”.

“Ganhei duas vezes, por participar do concurso e pelo resultado”, destaca o profissional, que se desligou de A CRÍTICA em abril passado, e hoje trabalha para o jornal “A Gazeta do Acre”, em Rio Branco. Ele se diz feliz por dividir espaço com profissionais da “nata do fotojornalismo do mundo”. “Há ensaios de alto nível, no padrão da Reuters e de revistas como ‘National Geographic’”.

Trabalho de campoO ensaio fotográfico de Leal sobre os Yanomami foi publicado na edição de 2 de novembro do ano passado, em A CRÍTICA. Mais tarde, as imagens produzidas pelo fotógrafo foram veiculadas em todo o mundo, graças à distribuição pela Agência Reuters, e também chamaram a atenção dos organizadores do HPA, que convidaram o profissional a participar do concurso.

Leal se diz agradecido a A CRÍTICA pela oportunidade que teve de conhecer e registrar os Yanomami. “Foi gratificante realizar esse trabalho, e ver seus frutos contemplados na premiação (HPA)”, declara ele, que agradece à equipe de Fotografia de A CRÍTICA e a todos os editores e repórteres com que trabalhou. “Em especial a jornalista Elaíze Farias, com quem produzi o material sobre os Yanomami”.


Trabalho expressivo

Outro trabalho premiado do qual Odair Leal participou em A CRÍTICA foi o caderno especial “Cheia do século”. O trabalho, que teve a participação de sete jornalistas, entre repórteres e editores, foi ganhador na categoria Regional do 14º Prêmio Embratel, anunciado em maio deste ano.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.