Publicidade
Entretenimento
Vida

Exibição de filmes, debates e oficinas fazem parte da I Mostra do Cinema Amazonense

De 8 a 16 de dezembro, diferentes locais em Manaus receberão atividades relacionadas ao audiovisual. Objetivo é divulgar o cinema local e incentivar a produção de filmes no Amazonas 04/12/2015 às 15:06
Show 1
“A Floresta de Jonathas”, de Sérgio Andrade, será exibido no evento
ACRITICA.COM ---

No período de 8 a 16 deste mês acontece em Manaus a I Mostra do Cinema Amazonense. O evento é organizado pelo Fórum do Audiovisual do Amazonas e contará com a exibição não-competitiva de 25 filmes amazonenses - entre eles o longa-metragem “A Floresta de Jonathan”, de Sérgio Andrade.

Além disso, também farão parte da programação palestras, mesas-redondas, oficinas e seminários. O objetivo da mostra é divulgar o cinema local, incentivar a produção de filmes no Amazonas e discutir meios e estratégias para a distribuição da produção audiovisual e formação de plateia para o cinema amazonense.

Os eventos acontecem em locais diferentes da cidade. Os filmes serão exibidos no Teatro Gebes Medeiros e Ufam, as oficinas no Casarão de Ideias e também na Ufam, que realizará um seminário de Análise Fílmica e Discursividade e, as palestras e mesas-redondas, no Museu da Amazônia (Musa), no Largo de São Sebastião.

O encerramento da mostra acontecerá no auditório da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e contará com a participação do cineasta Jorge Bodanzky que irá exibir o filme documentário “No meio do rio, entre as Árvores”. Toda a programação é gratuita e aberta ao público até o limite de vagas de cada espaço. Exceção das oficinas, não será necessária inscrição.

A I Mostra do Cinema Amazonense conta com o apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Governo do Estado (TV Cultura, Secretaria de Cultura, UEA e Amazonas Film Commission), Ufam (N-Linguagens e Programa de Pós-Graduação em Letras-PPGL), Museu da Amazônia (MUSA), Cine SET, Casarão de Ideias, Amazonas Film Productions, Olha Já Filmes, Artrupe Produções Artísticas, Coprint e Restaurante Ló de Maria. A programação completa pode ser acessada na página da I Mostra no Facebook.

Programação

A abertura da mostra tem início às 19h de terça-feira, dia 8, no Teatro Gebes Medeiros (Avenida Eduardo Ribeiro, Centro), com o debate “Políticas Públicas para a Produção Audiovisual Amazonense”, mediado pelo realizador e professor-doutor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Luiz Carlos Martins. De quarta à sábado (9 a 12 de dezembro), às 19h, no mesmo local (Teatro Gebes Medeiros) serão exibidos os 25 filmes. São duas horas de exibição diária, seguidas de bate-papo com os realizadores.

Os filmes passaram pela curadoria de Caio Pimenta, Ivanildo Pereira e Abrahim Baze Jr. e representam um panorama do que foi produzido no estado nos últimos dois anos, período em que não houve realização do Amazonas Film Festival.

Os filmes também serão exibidos de segunda à sexta, das 12h às 14h, no auditório Rio Javari da Faculdade de Tecnologia da Ufam. Após a realização da mostra os filmes serão exibidos pela TV Cultura do Amazonas durante a programação de janeiro e fevereiro de 2016.

Seminários e oficinas

De quarta a sexta-feira (9 à 11 de dezembro), das 14h às 16h acontece o seminário de Análise Fílmica e Discursividade, também no auditório da Faculdade de tecnologia da Ufam. Estarão sendo apresentadas análises de dez filmes realizados por mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Ufam. Em seguida, das 16h às 18h, também de quarta à sexta-feira acontece a Oficina de Análise Fílmica, ministrada por Luiz Carlos Martins. As inscrições serão feitas na entrada do auditório.

De quinta a sábado (10 à 12 de dezembro), das 14h às 16h, no Casarão de Ideias (Rua Monsenhor Coutinho, Centro) será

realizada a Oficina de Roteiro para Curta-Metragem de Ficção, que será ministrada pelo diretor e roteirista Zeudi Souza. As inscrições também serão feitas no local.

Palestras e Mesas

No sábado, dia 12, das 14h às 15h45, no espaço do Museu da Amazônia (Musa), no Largo de São Sebastião (atrás da Galeria Amazônia), acontece a mesa-redonda “Perspectivas Estéticas”, com Abrahim Baze Jr., Bruno Villela, Gustavo Soranz e Luiz Carlos Martins. Das 16h às 18h, a mesa-redonda “Arranjos Produtivos do Cinema Amazonense Contemporâneo”,  com mediação de Gustavo Soranz e participação de coletivos que realizam trabalhos audiovisuais no Estado.

Na segunda e na terça-feira, dias 14 e 15 de dezembro, das 18h às 21h, também no espaço do Musa, no Largo de São Sebastião, serão realizadas respectivamente as palestras “Documentário na Amazônia”, ministrada por Bruno Villela e Gustavo Soranz e “Roteiro de Documentário”, pelo premiado diretor amazonense Aldemar Matias.

Bodanzky encerra

O encerramento da I Mostra do Cinema Amazonense acontece no auditório D. Lídia Parisotto, da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), localizado na rua Álvaro Braga, 351, no Parque 10 e contará com a exibição do longa-metragem documental “No meio do rio, entre as árvores” (72 min) roteirizado e dirigido pelo cineasta Jorge Bodanzky. O filme foi realizado em 2010 em Unidades de Conservação do Amazonas, com apoio da FAS e Bradesco.

Serviço

O quê: I Mostra do Cinema Amazonense
Onde: Teatro Gebes Medeiros e UFAM (exibições), Casarão de Ideias e UFAM (oficinas), Museu da Amazônia (mesa-redonda) e Fundação Amazônia Sustentável (encerramento)
Quando: De 8 a 16 de dezembro, a partir das 19h

Publicidade
Publicidade