Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019
COMPETIÇÃO

Expoagro terá concurso de melhor receita da alimentação escolar

Competição da Seduc visa valorizar profissionais e pratos produzidos com alimentos regionais; inscrições seguem abertas até quarta-feira (25)



show_fdsdgdfgdfgdfg_D49AC8F7-838D-47DD-AC20-B1B7BC99DC6F.JPG Foto: Arquivo/Ac
23/09/2019 às 17:39

A segunda edição do concurso ‘Melhores receitas regionais da alimentação escolar’ já tem data e local para acontecer: de quinta-feira a domingo (3 a 6), durante a Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), na zona centro-sul. A disputa é promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) e tem como objetivo valorizar o papel das merendeiras e dos merendeiros das escolas estaduais do Amazonas, promovendo a alimentação regional saudável e adequada no ambiente escolar,  mobilizando a comunidade acadêmica para a educação alimentar e nutricional (EAN).

Nesta edição, a competição envolve unidades de ensino das sete Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) da capital amazonense. A iniciativa da Seduc-AM foi sucesso durante a segunda edição do programa "Amazonas Presente", no Alto Solimões, quando o governador Wilson Lima participou da final. Em sua estreia, participaram somente escolas dos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte e São Paulo de Olivença. O edital completo do concurso já está disponível no site oficial da Seduc-AM, por meio do link (acesse aqui).



Segundo o secretário de Estado de Educação, Vicente Nogueira, a iniciativa se alia ao evento para valorizar não só os profissionais da rede pública estadual, mas também o trabalho dos produtores rurais que fornecem para a Seduc-AM. "O espaço é muito propício para que possamos mostrar como é possível inovar na merenda escolar a partir daquilo que temos no nosso dia a dia", ressaltou.

As inscrições para o segundo  ‘Melhores receitas regionais da alimentação escolar’ seguem abertas até a quarta-feira (25/09) e deverão ser feitas diretamente na CDE a qual o candidato pertence, em formulário próprio que será entregue durante a matrícula. Nele, deverão constar, entre outras informações: dados da receita escolhida (nome, ingredientes, medidas etc.); descrição resumida de alguma atividade de Educação Alimentar e Nutricional desenvolvida na unidade de ensino; e dados do escore em porcentagem do teste de aceitabilidade do prato inscrito.

As receitas que participarão da disputa deverão ser salgadas e criadas a partir dos gêneros alimentícios que fazem parte do Cardápio da Alimentação Escolar e da agricultura local, adquiridos pelos programas Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de Regionalização da Merenda Escolar (Preme). Cada escola estadual poderá estar vinculada a somente um candidato.

Etapas

O concurso ‘Melhores receitas regionais da alimentação escolar’ será dividido em duas etapas: a Eliminatória, de 26 a 30 de setembro (em horário definido pelas próprias CDEs); e Final, de 3 a 6 de outubro. Na última etapa, serão escolhidas sete receitas - uma para cada Coordenadoria Distrital de Educação. O grande campeão será conhecido a Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro).

Premiação

Assim como aconteceu na edição do Alto Solimões, a disputa premiará as três melhores receitas (1º, 2º e 3º lugares). Os participantes finalistas receberão, ainda, um kit para manipuladores de alimentos, que deverão ser utilizados na Etapa Final.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.