Publicidade
Entretenimento
Vida

Exposição “Arte Contemporânea do Amazonas” é sucesso em Fortaleza

Vinte artistas amazonenses tiveram seus trabalhos presentes na exposição entre telas de pintura e infogravuras 23/07/2013 às 17:57
Show 1
Quadro de Rita Loureiro que fez parte da exposição
acritica.com Manaus (AM)

Após passar por Recife (PE) e Brasília (DF), a exposição itinerante “Arte Contemporânea do Amazonas”, que tem o apoio do Governo do Amazonas foi sucesso em Fortaleza (CE), onde ficou aberta para visitação entre os dias 30 de abril e 15 de julho.

Nos 55 trabalhos dos 20 artistas exibidos na mostra, exibida no Espaço Cultural Correios Fortaleza, foram destaques a forte relação com a natureza e a diversidade de paisagens e vivências da região amazônica, com a sua profusão de cores, os seus rios, canoas, pássaros e personagens, como as beijuzeiras.

A qualidade das obras apresentadas ao público cearense gerou elogios, inclusive do diretor regional dos Correios do Ceará, Francisco Aragão Filho. “Sentimo-nos honrados em poder colaborar com um projeto tão importante para a arte brasileira. Os trabalhos apresentados foram repetidamente elogiados pelos visitantes”, disse ele.


Os artistas que tiveram suas obras expostas são Turenko Beça, Buy Chaves, Manausmacaco-Claudson Mota, Eli Bacelar, Rita Loureiro, Francimar Barbosa, Jair Jacqmont, Jandr Reis, Mário de Paula, Nelson Falcão, Otoni Mesquita, Rui Machado, Sergio Cardoso, Oscar Ramos, Zeca Nazaré, Pedro Falabella, José Stênio, Cristovão Coutinho, Moacir Andrade, Hahnemann Bacelar. As telas foram produzidas com tinta a óleo e acrílica. Há também infogravuras.

De acordo com o artista plástico, Jair Jacqmont, que teve três obras presentes na exposição, o principal objetivo da exposição é descentralizar e intensificar a ação cultural fora das grandes metrópoles, retratando a diversidade de expressões artísticas do Amazonas e revelando que a região configura-se como um polo importante da vida e da criação artística do país. “Uma iniciativa como esta, ajuda a revelar a qualidade da arte produzida aqui para o resto do país”, ressaltou o artista. 

Publicidade
Publicidade