Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
publicidade
AntonioCandido2.jpg
A partir de materiais inéditos conservados, o espaço expositivo apresenta Antonio Candido em primeira pessoa. Foto: Divulgação
publicidade
publicidade

LITERATURA

Exposição celebra a obra do sociólogo e crítico literário Antonio Candido

Mostra que reúne fotos, objetos e documentação inédita do acervo pessoal do autor de “Formação da Literatura Brasileira” fica até 12 de agosto no Itaú Cultural, em São Paulo


04/06/2018 às 22:36

“É uma brutalidade social fazer com que a pessoa cresça sem a capacidade de ler Dostoievski ou Machado de Assis”. A frase, do crítico literário, sociólogo e professor Antonio Cândido, soa ainda mais contundente quando ouvida diretamente dele, em um dos vídeos exibidos na “Ocupação Antonio Candido”, mostra, que o Itaú Cultural inaugurou no último dia 23 de maio e segue até dia 12 de agosto, na sede do instituto, na capital paulista. Além de vídeos, ela reúne cadernos de estudos, textos revisados, fotos, objetos e documentação inédita do acervo pessoal do autor de “Formação da Literatura Brasileira” e “Os Parceiros do Rio Bonito”.

“Partimos de ‘O Direito À Literatura’, e fomos criando alguns eixos dessas facetas de Antonio Candido. A questão da militância, o papel dele como educador, a questão intelectual, que é a parte que a gente expõe demais. Já a partir de ‘Os Parceiros do Rio Bonito’, a gente vai mais para essa parte sociológica da criação dele, abordando também a ‘Formação da Literatura Brasileira’. É importante destacar que ele fez o primeiro artigo sobre trabalhos de vários importantes autores como Guimarães Rosa, Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto. É uma pessoa que viveu praticamente 100 anos com uma produção muito extensa, então isso é muito importante e por isso resolvemos fazer a exposição no ano do centenário de vida dele”, explica a produtora cultural Ana Paula Fiorotto.

A mostra

A partir de materiais inéditos conservados, o espaço expositivo apresenta Antonio Candido em primeira pessoa. Ali é exibido o seu processo criativo, permitindo ao visitante entrever como o autor planejava os seus trabalhos, como retornava, corrigia, reelaborava raciocínios, e perceber detalhes de seu processo de trabalho. “A gente teve esse recorte muito específico de ser em primeira pessoa, então não tem outra pessoa falando por ele aqui, o que é maravilhoso porque ele fala muito bem e dá muita vontade de ouvir”, complementa.

A curadoria é dos núcleos de Audiovisual e Literatura e da Enciclopédia do Itaú Cultural com Laura Escorel, neta de Candido. Fiel ao conceito de todas as Ocupações – esta é a 40ª da série iniciada em 2009 para fomentar o diálogo da nova geração de artistas com os criadores que os influenciaram, integrando uma das políticas permanentes do instituto, a preservação da memória artística - além dessa exposição, um colóquio internacional foi realizado de 23 a 25 de maio para debater a vida, obra e militância do autor que completaria 100 anos no próximo dia 24 de julho.

Mais na web

publicidade

A Ocupação também conta com um site. Em www.itaucultural.org.br/ocupacao, podem ser acessados outros originais do homenageado – como o caderno Revolucionário, em que Candido analisa a figura dos que pretendem mudar a sociedade. Além disso, o conteúdo digital abrange fotografias e vídeos parte do acervo, assim como entrevistas realizadas com familiares, amigos e pesquisadores próximos da vida e da obra do crítico.

*A jornalista viajou a convite do Itaú Cultural.

 

Serviço

O quê: Ocupação Antonio Cândido

Quando: De 23 de maio (quarta-feira) a 12 agosto (domingo)Visitação: Terças-feiras a sextas-feiras, das 9h às 20h (permanência até as 20h30) Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h

Onde: Piso térreo do Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô

Classifi-cação indicativa: Livre

Info: 11. 2168-1776/1777

publicidade
publicidade
Música clássica inspira exposições fotográficas em cartaz na capital
MP recomenda que Prefeitura de Nhamundá não custeie exposição agropecuária
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.