Publicidade
Entretenimento
Vida

Exposição fotográfica 'Um Coração' chega à Biblioteca Vilma Palheta, na Zona Leste de Manaus

A exibição possui 24 fotos, contando com um acervo iniciado em 2011, e tem o objetivo de mostrar as relações entre as culturas japonesa e amazônica 09/03/2015 às 16:55
Show 1
Exposição permanece no local até o dia 27 de março
ACRITICA.COM Manaus (AM)

A exposição fotográfica “Um Coração” (Hitotsu no Kokoro), do fotógrafo César Nogueira, será exibida na Biblioteca Comunitária Vilma Palheta, no bairro Coroado, a partir desta segunda (9).

O trabalho, que contou com a curadoria do artista plástico Sinézio Rolim, é uma realização da Artrupe Produções e foi contemplado pelo Programa de Apoio às Artes – PROARTE 2013. 

A exibição possui 24 fotos, contando com um acervo iniciado em 2011, e tem o objetivo de mostrar as relações entre culturas tão distintas entre si, como é o caso da japonesa e a amazônica.

César admira a cultura japonesa desde os quatro anos de idade e estuda o idioma desde 2005. As fotos e a exposição, formatada em uma monografia para a pós-graduação em Artes Visuais: Cultura e Criação do Senac, são as formas que ele encontrou para agradecer a tudo o que os japoneses e seus descendentes lhe ensinaram. 

"Um Coração" estreou no dia 07 de fevereiro de 2015 na Associação Nipo-brasileira da Amazônia Ocidental (Nippaku), onde ficou até o dia 28 do mesmo mês sendo muito bem recebida pelo público.

De acordo com César, a Biblioteca do Coroado foi escolhida para dar continuidade ao trabalho pelo fato de estar próxima da comunidade japonesa em Manaus: "Escolhi a biblioteca porque ela desenvolve atividades culturais no Coroado, que está entre a colônia japonesa e o conjunto Tiradentes, onde moram muitos japoneses e descendentes. Ao idealizar a exposição neste bairro, pretendia estabelecer um intercâmbio cultural onde todos poderiam aprender com as diferenças e semelhanças", explicou.

Ele ainda conta que os gestores do local sempre se mostraram interessados no trabalho: "A comissão que gere a biblioteca gostou muito da ideia da exposição. Me deram cem por cento de suporte e me acolheram muito bem. Só tenho a agradecê-los", explica o fotógrafo, que ainda vai realizar uma oficina de iniciação à fotografia para jovens chamada "Um Olhar Sobre o Coroado" na biblioteca Vilma Palheta dos dias 30 de março a 01 de abril, das 14h às 17h. 

A exposição faz parte de um projeto de longo prazo de documentar a comunidade nipo-brasileira de Manaus, por isso ela continua em processo e vai se transformar com o tempo, já tendo inclusive uma data fechada para maio: “Pretendo fechar outras para os próximos meses. Enquanto isso continuo documentando atividades da comunidade nipo-brasileira", conta César.

“Um Coração” ficará em exibição ao público de 09 a 27 de março, das 14h às 17h, de segunda a sexta, na Biblioteca Comunitária Vilma Palheta, na rua Ouro Preto, 513, no Conselho de Desenvolvimento Comunitário do Coroado – CDCC. A entrada é gratuita.

Serviço

Data: 09 a 27 de março de 2015

Hora: De segunda a sexta, das 14h às 17h

Local: Biblioteca Comunitária Vilma Palheta, (rua Ouro Preto, 513, Conselho de Desenvolvimento Comunitário do Coroado - CDCC)

Preço: Gratuito 

Publicidade
Publicidade