Publicidade
Entretenimento
CULTURA

Exposição itinerante em shoppings de Manaus retrata imigração na Amazônia

Evento da Associação PanAmazônia começa na próxima quarta-feira (10) e apresenta como algumas famílias chegaram à região 06/10/2018 às 16:21
Show zcid020610 p01 34019d9b fe5b 473f 95c7 63cdd0a8adab
Foto: Arquivo/AC
Silane Souza Manaus (AM)

Qual a contribuição das famílias de imigrantes para a construção da Amazônia? Parte dessa história estará disponível à população de Manaus, a partir da próxima quarta-feira (10), em uma exposição que será realizada pela Associação PanAmazônia. A mostra será itinerante, inicia no Manaus Plaza Shopping, Zona Centro-Sul, sendo transferida, em seguida, para o Studio 5, na Zona Sul, e assim, sucessivamente, para outros centros comerciais ou locais de grande circulação de público na cidade.

O acesso é gratuito e o horário de funcionamento será o mesmo do estabelecimento onde estiver em exibição. De acordo com o diretor executivo da Associação PanAmazônia, Belisário Arce, com fotos e textos montados em painéis, a exposição “Amazônia – Contribuição das famílias de imigrantes para a construção regional” é uma forma de homenagear a participação de famílias israelitas, portuguesas, sírio-libanesas e japonesas no processo de formação socioeconômico da região.

“Escolhemos algumas famílias de um vasto universo, pois seria impossível retratar todas. Esperamos que o conjunto das comunidades étnico-nacionais homenageado na mostra se sinta representado”, disse.

Entre as famílias escolhidas, segundo Arce, então Benchimol, Benzecry, Chamma, Haddad, Oyama e Daou. Em geral, explica ele, todas as histórias relatadas têm em comum as enormes dificuldades dos imigrantes ao chegarem à Amazônia e a superação por meio de muito esforço, atingindo o sucesso no final.

“Nesse sentido, as histórias dessas famílias constituem um verdadeiro estímulo às presentes gerações, em especial, aos jovens, ao deixar claro que as dificuldades da vida devem servir de incentivo para avançar, sem, jamais, deixar-se abater”, afirmou.

Exemplo para os jovens

Para o diretor executivo da Associação PanAmazônia, os relatos merecem ser conhecidos, além de serem muito pertinentes para o momento atual, quando se vê, em alguns setores da sociedade, o crescimento de sentimentos xenófobos, sobretudo para com o povo venezuelano que tem migrado para o Brasil, em razão da crise social, política e econômica naquele país.

“É uma opinião equivocada essa, pois eles vêm para contribuir. Além disso, não podemos nunca esquecer que todos nós, ao menos nossos antepassados, fomos também imigrantes um dia”, apontou.

Arce reforça que são histórias de pessoas de diversos lugares do mundo, de culturas muito diferentes, muito pobres, atraídas pela riqueza da economia da borracha, na transição do século XIX para o XX, que chegaram à Amazônia sem nada, a não ser a determinação de ter uma vida melhor. Do nada, construíram grandes empresas, contribuindo para a prosperidade regional.

Roteiro

No Manaus Plaza Shopping, a exposição “Amazônia – Contribuição das famílias de imigrantes para a construção regional” ficará em exibição do dia 10 ao dia 25 deste mês. Em seguida, será a vez de o Studio 5 receber a mostra. “Nossa ideia é levar a exposição para todos os shoppings, ficando 15 dias em cada lugar”, disse Belisário Arce, da Associação PanAmazônia.

SERVIÇO

O quê: Exposição “Amazônia – Contribuição das famílias de imigrantes para a construção regional”

Onde: Manaus Plaza Shopping, bairro Chapada, Zona Centro-Sul

Quando: de 10 a 25/10 

Valor: Gratuito

Informação: (92) 98445-7438

Publicidade
Publicidade