Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
Vida

Exposição “Luas”, de artista do Piauí, chega na Galeria Moacir Andrade

A exposição de xilogravuras da artista plástica Yolanda Carvalho ficará na galeria Moacir Andrade entre 07 e 30 de agosto.



1.jpg Uma das obras de Yolanda Carvalho
06/08/2013 às 18:14

A exposição de xilogravuras “Luas” da artista plástica Yolanda Carvalho, do Piauí, chega na próxima quarta-feira (07) na galeria Moacir Andrade. A Mostra faz parte do projeto Sesc Amazônia das Artes e terá abertura na próxima quarta-feira (7), às 19h30, no hall do Sesc Centro, rua Henrique Martins, 427, com entrada gratuita.

A artista, de 61 anos, possui 40 anos de trabalho com artes e disse ao ACRITICA.COM que vive em um período de amadurecimento profissional, que é retratado nessa exposição. Sobre “Luas”, Yolanda Carvalho afirmou que é uma obra essencialmente provocadora.

“são nove obras com propostas provocativas: levar o observador a questionar. Por se tratar de obras contemporâneas, o expectador vai decodificar o que ali existe, porque todas elas estão permeadas de metáforas que cada um vai ler de acordo com suas vivências e emoções”.

As obras são feitas com tonalidades vermelhas e pretas, lembrando a noite do nordeste em uma linguagem popular. “Quero mostrar a alegria nordestina, é uma questão lúdica mesmo, fazendo alusão às fogueiras, às noites e à feminilidade. Quem olhar atentamente vai encontrar luas e pássaros desconstruídos”, explicou.

Sobre a sensação de estar expondo pela primeira vez em Manaus, a artista disse que só tem a agradecer. “Aqui (Manaus) é terra de gente feliz e amorosa. Fui muito bem recebida por todos e tenho uma relação boa com a cidade, já a visitei outras vezes quando morei em São Gabriel da Cachoeira (cerca de 850 km distante da capital), mas é a primeira vez que venho mostrar trabalhos”.

“Luas” ficará aberta ao público até o dia 30 de agosto, de 8h30 as 11h, e, com agendamento, nos horários de 13h as 17h30. A Exposição traz obras que exemplificam xilogravuras resultantes da bricolagem de técnicas, gravadas em madeiras de topo e de fio.

Sobre a artista

Yolanda Carvalho é professora, artista plástica, gravadora e ilustradora. Estudou Artes Plásticas na Fundação Brasileira de Teatro, Faculdade de Artes Dulcina, em Brasília. Cursou Educação Artística e Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Estudou xilogravura com grandes nomes da criação nordestina, como J.Borges, Bezerros, em Pernambuco, e Abraão Batista, no Ceará.

Serviço

O que é: exposição de xilogravuras “Luas” da artista plástica Yolanda Carvalho
Quando: entre 07 e 30 de agosto, entre 8h30 e 11h e agendamento entre 13h e 17h30
Onde: Galeria Moacir Andrade - hall do Sesc Centro, rua Henrique Martins, 427
Quanto: Entrada gratuita
Mais informações:  (92) 2126-9587.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.