Publicidade
Entretenimento
ARTES VISUAIS

Exposição 'Modos de Ver o Brasil' em SP celebra 30 anos do Itaú Cultural

Com 750 obras pertencentes ao Acervo de Obras de Arte do Itaú Unibanco, a mostra inaugura para o público no dia 24 e deve ficar em cartaz até agosto na Oca, em São Paulo (SP) 18/05/2017 às 15:26 - Atualizado em 18/05/2017 às 17:40
Show coletiva de imprensa itaucultural mostra 30anos credito agencia ophelia  28
Fotos: Agência Ophelia
Mayrlla Motta* São Paulo (SP)

Três décadas de história e contribuição para a cultura do País celebrada em uma grande exposição. "Modos de Ver o Brasil: Itaú Cultural 30 anos" ocupa os mais de 10 mil metros quadrados da Oca, símbolo arquitetônico integrante do Parque Ibirapuera projetado por Oscar Niemeyer, em São Paulo, com 750 obras pertencentes ao Acervo de Obras de Arte do Itaú Unibanco. A mostra inaugura para o público no dia 24 e deve ficar em cartaz até agosto. 

Na foto, curador da mostra Paulo Herkenhoff e o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron. (Foto: Mayrlla Motta)

O diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, explicou durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (18) que essa é a maior exposição já feita pelo instituto. A mostra reúne recortes do Acervo  para memorar a pluralidade que se vê no País através das artes plásticas. "São seleções de 750, dentre 15 mil obras do Acervo. Isso não é fruto deste momento, mas fruto de um acímulo. Além dessa exposição temos mais sete recortes já presentes e sendo sucessivamente mostrados pelo País afora", pondera. 

Ao lado de Saron, o curador da mostra, Paulo Herkenhoff completou que projetar a mostra foi desafiadora. "Foi um desafio honroso e rico essa proposta de organizar uma exposição comemorativa levando em conta o Acervo do instituto. Desde o ínicio era preciso entender o que era esse acervo e como ele se contextualizava com a política historicamente desenvolvida pelo Itaú Cultural", disse.

De acordo com Herkenhoff, uma exposição grandiosa como essa não se faz sozinho. Para tal, ele trabalhou em co-curadoria com Thais Rivitti e Leno Veras. Para reunir essas obras que contam a história do País, eles optaram em apresentá-las em 20 núcleos em forma de constelações.

Confira amanhã a reportagem completa no seu caderno BEM VIVER do jornal A Crítica

*Repórter viajou a convite do Itaú Cultural

Publicidade
Publicidade