Publicidade
Entretenimento
Vida

Exposição mostra ‘Conexões’ das pinturas de Iva Tai com esculturas de Eliomar Rodrigues

A mostra tem curadoria de Cléia Viana e ficará em cartaz até o dia 22 de novembro. São 12 esculturas de Eliomar Rodrigues, mais 14 pinturas e 11 instalações de Iva Tai 17/10/2015 às 14:26
Show 1
Artistas expõem suas obras na Casa das Artes, no Centro de Manaus
acritica.com Manaus (AM)

Duas visões, duas técnicas, e uma só conexão: as artes plásticas. Na próxima sexta-feira, dia 16, às 18h, a Casa das Artes (rua José Clemente, 564, Centro, Largo de São Sebastião) recebe a exposição “Conexões”, reunindo trabalhos dos artistas Iva Tai, em pintura, e Eliomar Rodrigues, com suas esculturas, em mais uma ação cultural, promovidas pelo Governo do Amazonas/ Secretaria de Estado da Cultura.

A mostra tem curadoria de Cléia Viana e ficará em cartaz até o dia 22 de novembro. São 12 esculturas de Eliomar Rodrigues, mais 14 pinturas e 11 instalações de Iva Tai.

De acordo com o governador do Amazonas, José Melo, a exposição “Conexões” destaca, principalmente, o talento dos artistas amazonenses. “No Plano de Ação da Cultura do Estado, o objetivo é sempre este: fazer brilhar o talento da terra”, declarou.

Ivaney Machado Teixeira é o nome de batismo da artista visual Iva Tai, natural de Parintins, professora da Universidade Federal do Amazonas no curso de Artes Visuais, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia em sua cidade natal. Mestranda em Sociedade e Cultura na Amazônia. Alo longo de sua carreira artística, buscou possibilidades de problematizar o corpo humano através de refrações e memórias do organismo material e fluídico.

Como artista visual já participou de inúmeras exposições e salões de arte, curadorias, sendo premiada em 2007 na categoria pintura Contemporânea no 8º Salão Curupira de Artes Plásticas em Manaus.   Atualmente está participando de duas exposições coletivas internacionais, no Japão e em Portugal, suas obras são voltadas, principalmente, para o corpo humano e suas relações com o espaço, o tempo, o movimento, a fragmentação e a materialidade.

Não é à toa que o trabalho exposto por Iva Tai procura revelar, pelas suas linhas, a dualidade entre matéria e espírito, resultando numa rica experiência artística, conectada ao design e ao mundo contemporâneo, explorando técnicas mistas em pintura.

A artista ainda se destaca pelo refinado traço do olhar e a delicadeza pueril de seus personagens, em perfeita conexão com a natureza amazônica.

Já o escultor Eliomar Rodrigues, natural de Monte Alegre, Pará, e residente do município de Parintins, apresenta uma coleção, onde predomina a figura humana, trabalhadas em cerâmicas. As obras tem tridimensionalidade, efeitos dourados que criam a ilusão do bronze, e movimento de luz. Eliomar estudou cerâmica no Japão e projeta na sua obra o conhecimento adquirido em terras estrangeiras. Mas uma parada diante do que tem às mãos, a escultura, mostra a força de sua criação, das origens do barro parintinense.

Para o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, a exposição “Conexões” promete sucesso. “É linda de se ver, o trabalhos dos artistas é minucioso e a disposição das peças ficou gratificante. Esperamos participação ativa do público”, declarou.

“Conexões” poderá ser conferida pelo público de terça a sexta, de 18h às 21h, e sábados e domingos, de 17h às 21h, com entrada gratuita.

*Com informações da assessoria de imprensa


Publicidade
Publicidade