Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
publicidade
000000000_D7AF0634-318B-4D5E-A5F4-EF179B32CB12.jpg
publicidade
publicidade

EXPOSIÇÃO

Exposição ‘Natu Corpu’ reúne obras de artista amazonense no Centro de Manaus

O artista plástico Leandro Guerreiro Tapajós reuniu algumas de suas principais obras em uma nova exposição que entra em cartaz nesta terça-feira (19)


19/03/2019 às 11:35

Sensações são causadas, captadas e sentidas pelo corpo humano. Inspirado nessas sensações, o artista plástico Leandro Guerreiro Tapajós, de 34 anos, reuniu algumas de suas principais obras em uma nova exposição que entra em cartaz nesta terça-feira (19) no Bistrô do Leandro, espaço gastronômico-cultural localizado no Centro Histórico de Manaus.

A mostra "Natu Corpu" reúne pinturas em acrílico sobre tela, desenhos com nanquim e carvão e arte digital. Os trabalhos são uma coletânea de 14 anos, com peças nunca expostas e outras que participaram de salões e exposições coletivas em galerias de Manaus.

"Sempre gostei de pintar, fotografar, observar o corpo humano. Há uma beleza, uma poesia, nas formas. Ela causa reações - que vão da repulsa, passam pelo desejo e chegam ao amor. O corpo também é uma antena que capta emoções e as expressa. Os trabalhos em exposição resumem um pouco de tudo isso, dessa relação corpo-sentimento. A exposição também marca um retorno. Estou desde 2015 longe do circuito das artes, assumindo o papel de artista", disse Tapajós.

Obras

Entre as obras há trabalhos de sua primeira exposição, a coletiva "Novos Quinze", realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, em 2005. O evento teve o propósito de revelar os novos nomes das artes plásticas do Amazonas naquele ano.

‘Em "Natu Corpu" passei pelos momentos de solidão, angústia, liberdade e propõe também uma reflexão sobre o olhar sexual para o corpo humano. A obra "Reações" é responsável por essa reflexão e critica a forma como geralmente se reage a algo que poderia ser natural, a nudez’, revela Tapajós. Em 2008, a mostra foi contemplada pelo Edital de Programação da SEC e contou com a curadoria de Jandr Reis. Marcelo Ramos, Elizabeth Lima, Paulo Olivença e Tapajós criaram as obras de "Ante o nu", após reuniões em sexy shopping onde Ramos trabalhava.

Arte onde o povo está

As pinturas, desenhos e arte digital de Natu Corpu serão expostas nas paredes do Bistrô de Leandro, na rua Costa Azevedo, 159 - Centro de Manaus, de segunda a sexta, de 12h as 17h. O local recebe turistas e moradores que, além de ver arte, podem consumir pratos da gastronomia local.

"Já participei de mostras na rua, em praça, em boate e em galerias tradicionais. Penso que, cada vez mais é preciso levar a arte para os locais onde o povo de fato circula. Quantas pessoas não se surpreendem ao entrar em um restaurante para comer um peixe regional no almoço e se depararem com obras de arte? Precisamos levar a arte para o povo, principalmente no momento atual em que vivemos. O Brasil precisa de arte. Acredito que devemos tornar a arte cada vez mais parte normal e integrante do dia a dia. Quem já pensou em poder comer uma costela de tambaqui, algo bem amazônico, vendo obras de arte contemporânea", disse o artista.

Antes da mostra Natu Corpo o espaço recebeu a exposição "Cabocla", do fotógrafo Rodrigo Reis Valle. O bistrô abre espaço para novos nomes da arte contemporânea regional que desejam expor seus trabalhos.

As obras expostas também estão à venda e podem ser adquiridas diretamente com o artista no local.  Tapajós também é escritor e autor do livro "50 kg depois", no qual conta suas experiências durante os 10 anos que se submeteu a cirurgia bariátrica. A Obra também pode ser adquirida no local.

*Com informações da assessoria de comunicação.

publicidade
publicidade
Contratos de patrocínio da Petrobras passam por revisão, diz Bolsonaro
Exposição da PM em shopping já recebeu 5 mil pessoas e termina neste domingo (7)
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.