Publicidade
Entretenimento
ARTES VISUAIS

Exposição no Studio 5 celebra vida e obra do artista amazonense Óscar Ramos

Óscar Ramos, no campo das artes visuais, seja como design gráfico, diretor de arte, pintor ou cenógrafo, possui uma longa trajetória composta por 60 anos de produção 08/08/2018 às 18:16 - Atualizado em 08/08/2018 às 18:16
Show oscar
Foto: Ingrid Anne/Manauscult
acritica.com Manaus (AM)

Um dos principais nomes das artes visuais do Amazonas, o artista Óscar Ramos será tema de uma exposição em homenagem aos seus 80 anos de vida, neste sábado (11), no Studio 5, Zona Sul de Manaus. Além da exposição, com obras do artista haverá, ainda, exibição de um documentário e um talk show. A mostra conta com apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). 

A exposição "Poemas Visuais e Retrospectiva" tem curadoria do artista José Cardoso e celebra o artista nascido em Itacoatiara, a 269 quilômetros de Manaus, cujo a obra ganhou o mundo. A visitação ficará aberta ao público das 10h às 22h.

Óscar Ramos, no campo das artes visuais, seja como design gráfico, diretor de arte, pintor ou cenógrafo, possui uma longa trajetória composta por 60 anos de produção, marcada pelo experimentalismo de apelo universal. Atualmente, o artista é curador do Paço da Liberdade, futuro museu da cidade de Manaus.

Na exposição, o público poderá apreciar dois estilos distintos. O artista que demonstra seu talento na pintura em óleo sobre tela, desde o início da década de 60, passando pela fase da retícula, que o consagrou nos maiores salões de arte do Brasil, Inglaterra e Espanha, e também na arte digital, está sendo utilizada na última década para dar forma à sua marcante poesia visual.

Atividades

Além da exposição, haverá, ainda, a exibição do documentário “Óscar Ramos: O homem que morava no Éden”, de Sérgio Cardoso. Serão duas sessões, a primeira às 15h e a segunda às 18h30.

Ainda no dia 11, às 16h30, o grande homenageado vai realizar um talk show sobre sua vida e carreira. Além de Óscar, estarão presentes José Cardoso, curador da exposição, e o escritor, cineasta e jornalista, Márcio Souza.

Programação

1 - Exposição de obras de autoria de Óscar Ramos;

Data: 11/8

Horário: de 10h às 22h.

 

2 - Exibição do Documentário “ÓSCAR RAMOS: O HOMEM QUE MORAVA NO CINEMA ÉDEN”, de Sérgio Cardoso;

Data: 11/8

Horário: Duas sessões, sendo 15h e 18h30.

 

3 – Talk Show com Óscar Ramos sobre sua vida e carreira: participação de Óscar Ramos (artista), José Cardoso (curador da exposição) e Márcio Souza (escritor, cineasta e jornalista).

Data: 11/8

Horário: 16h30.

Publicidade
Publicidade