Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019
Vida

Exposição realista sobre o corpo humano chega a Manaus

Ciência e educação se encontram na mostra “O fantástico corpo humano”, em exibição no Manauara Shopping



1.jpg Mostra aposta no didatismo para apresentar aos visitantes os sistemas humanos em detalhes. Ideia também é chamar atenção para os cuidados com a saúde
18/02/2013 às 21:35

Chegou a vez dos amazonenses conhecerem, da forma mais realista possível, o que todos nós carregamos por baixo da pele. Depois de ser vista por 20 milhões de pessoas em todo o mundo, a exposição “O fantástico corpo humano” desembarcou em Manaus, pela primeira vez, para uma curta temporada no Manauara Shopping. A visitação está aberta desde esta segunda-feira (18).

Trazer a atração para a capital amazonense foi possível graças ao projeto Manauara Cultural. “‘O fantástico corpo humano’ está rodando o Brasil há três anos e estamos nos planejando para esse momento há pelo menos dois”, contou o superintendente do Manauara Shopping, Marcelo Zafallon.


Para o coordenador da mostra no País, Lúcio Oliveira, além de ter fundo científico e educativo, a exposição é uma verdadeira homenagem à vida. “Aqui, o visitante vai aprender mais sobre o próprio corpo e perceber como é importante cuidarmos da nossa saúde. É um aprendizado que será possível através da prática”, disse ele.

Doze corpos completos e 150 órgãos poderão ser conferidos num espaço climatizado de mil metros quadrados montado no piso G8 do centro de compras, de segunda a sexta-feira, das 15h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 22h. Os ingressos custam R$ 20 (meia), de segunda a sexta, e R$ 25 (meia) nos finais de semana e feriados. Crianças de até 4 anos de idade não pagam.

Realista

Segundo a curadora da mostra, Ruth Carvalho, os corpos em exibição são de origem chinesa e frutos de doação espontânea. “Assim como no Brasil existem doadores de órgãos, na China é comum a doação de corpos para a ciência. Por aqui, já existe uma regulamentação nesse sentido, e universidades como a UFRJ, por exemplo, aceitam esse tipo de doação”, complementou ela.

Ao todo, “O fantástico corpo humano” conta com 10 galerias. Logo no começo, o visitante se depara com peças ligadas ao sistema ósseo, como o tálus, o esterno e a colunas vertebral. Os sistemas digestivo, respiratório, reprodutor e urinário também ganham espaços dedicados na exibição.

​(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.