Publicidade
Entretenimento
Vida

Exposição 'Suíte das Cores', de Arnaldo Garcez, revisita o expressionismo

Ao todo, o artista apresenta 20 telas (a maioria inéditas) à base de uma mistura de tinta acrílica e pigmentos naturais, com destaque para as pinceladas, que revelam uma leitura de cor “muito mais aberta e madura” – nas palavras do próprio Garcez 24/07/2013 às 10:11
Show 1
Para o segundo semestre, Garcez já tem exposições agendadas em Natal e NY
Rosiel Mendonça Manaus, AM

Suíte das Cores” é o nome da mostra que o artista plástico amazonense Arnaldo Garcez exibe, a partir desta quinta (25), às 10h30, no Tribunal de Contas do Estado (avenida Efigênio Sales, 1.155, Aleixo). A exposição inaugura o ciclo de atividades culturais da Escola de Contas Públicas do TCE e poderá ser conferida até o dia 9 de agosto, das 10h às 17h, com entrada gratuita.

Ao todo, o artista apresenta 20 telas (a maioria inéditas) à base de uma mistura de tinta acrílica e pigmentos naturais, com destaque para as pinceladas, que revelam uma leitura de cor “muito mais aberta e madura” – nas palavras do próprio Garcez. Ele também explica que a mostra encerra um ciclo de exibições que já passaram pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Nova York.

“A unidade deste trabalho está na análise do cotidiano e nas figuras humanas, que são uma característica minha. Pintei uma série de cenas que retratam bares e pessoas, o que expressa a minha interpretação do significa a nossa convivência social. Nas cenas de rua, em especial, eu pensei no calor manauara”, explica. Segundo ele, quem também se destaca é a figura do ciclista, representação do desejo por uma vida saudável e preocupação com o meio ambiente.

Experimentação

Aos 36 anos de carreira, o artista, que está radicado no Rio, afirma que “Suíte das Cores” marca um momento de transição para ele. “Estou saindo um pouco do figurativo para adentrar no expressionismo. Estou abstraindo geral”.

De acordo com ele, essa é uma linha que ele pretende retomar no conjunto da sua obra. “É um momento de experimentações”, complementa.

Há mais de uma década, Garcez também colabora com os folhetins da Rede Globo. No trabalho mais recente para a emissora, o amazonense produziu telas usadas na composição dos cenários do remake de “Saramandaia”.

Como projeto para o futuro, o artista quer desenvolver um projeto de arte-educação no interior do Amazonas. “Minha função como artista é repassar o conhecimento, então o objetivo é ministrar oficinas para ensinar noções de perspectiva e anatomia”, adianta ele, que está em busca de parcerias.

Serviço

O que é: abertura da exposição 'Suíte das Cores'
Onde: Tribunal de Contas do Estado (Av. Efigênio Sales, 1.155, Aliexo)
Quando: Nesta quinta (25)

Publicidade
Publicidade