Publicidade
Entretenimento
Vida

'Expressão Cultural 2': arte à mostra na Assembleia Legislativa

Até o fim do mês, público poderá conferir obras de 13 artistas amazonenses 14/05/2013 às 09:10
Show 1
Roberto Sá destacou o papel da mostra na criação de pontes entre artistas e público
Rosiel Mendonça Manaus, AM

O saguão do Edifício Deputado José de Jesus Lins de Albuquerque, na Assembleia Legislativa do Amazonas, vai ganhar um colorido a mais graças à mostra coletiva “Expressão Cultural 2”, que vai contar com cerca de 30 obras de 13 artistas plásticos amazonenses. Reunindo nomes como Moacir Andrade, Eli Bacelar e Pedro Falabella, a exposição abre nesta terça (14), a partir das 10h30, e poderá ser conferida até o dia 29 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Segundo coordenador cultural da Escola Legislativa da Aleam, Roberto Sá Gomes, esta é a quarta vez que a casa abre suas portas aos artistas regionais, numa parceria entre Assembleia e Associação Amazonense de Artistas Plásticos (Amap). “Queremos oferecer um espaço para o artista mostrar e comercializar suas obras, construindo pontes entre ele e o público”, disse.

O presidente da Amap, José Carlos, ressalta que a mostra faz parte das comemorações pelo Dia do Artista Plástico, celebrado na última quarta-feira, dia 8. De acordo com ele, os trabalhos em exposição não possuem, necessariamente, uma poética ou tema em comum, mas revelam as diferentes formas e estilos usados para expressar maneiras de encarar o mundo.

É o caso de Paulo Olivença, que levou para a exposição cinco telas e três esculturas. “Eles são fruto de uma pesquisa de técnica mista sobre pigmentos naturais da região. Nas obras, tento valorizar de uma forma contemporânea o caboclo e os mitos”, explicou.

Bienal


Aguardada com bastante expectativa pela classe artística local, a primeira Bienal de Artes Plásticas do Amazonas, prometida pela Secretaria de Cultura para o mês de setembro, já tem sido motivo para os criadores movimentarem seus ateliês com novas produções.

“Como quero apresentar quatro ou mais trabalhos, estou começando a produzir com antecedência, por mais que o edital ainda não tenha saído”, explicou o vice-presidente da Amap, Francimar Barbosa.

“Até agora não temos nada concreto, nem mesmo se haverá tempo suficiente para realizar a Bienal, mas estamos aguardando o momento da SEC se pronunciar”, complementou José Carlos, reafirmando o papel da Amap na cobrança por maior atenção às artes visuais. “Nosso segmento ainda carece de incentivos, informação e divulgação, mas essa é uma realidade não só em Manaus”, pontuou.

Aberto a sugestões

“Assim que o assunto da Bienal estiver resolvido, todos serão chamados”, garantiu o secretário Robério Braga, criticando a falta de ação cultural das demais esferas públicas. Em março, durante encontro com o segmento, Braga anunciou que o evento estava em fase de análise técnica e escolha dos curadores.

Por enquanto, o titular da SEC destacou que as minutas dos editais que destinarão verbas para o Proarte e para as atividades nos espaços culturais, incluindo a área de artes plásticas, estarão disponíveis a partir de hoje no site http://www.culturamazonas.am.gov.br. Os artistas terão 10 dias úteis para enviar comentários e sugestões, sendo que a secretaria só publicará os editais depois de avaliar todas as contribuições.

As sugestões sobre as minutas do Proarte devem ser enviadas para proarte@culturamazonas.am.gov.br; já as sobre os editais de programação e atividades artísticas devem ser encaminhados para pauta.sec@culturamazonas.am.gov.br. Quem pretende opinar sobre os editais para cessão de uso das unidades culturais deve escrever para cessaodeuso@culturamazonas.am.gov.br.

Saiba +

Artistas participantes: Homero Amazonas, Pedro Falabella, J. Carlos, Paulo Olivença, Dennis, Francimar Barbosa, Moacir Andrade, Eduardo Careca, Eli Bacelar, Gioconda, Elizabeth Grubinger, Graça de Castro e Pietro Bruno.

Serviço

O que é: “Expressão Cultural 2”
Onde: Edifício Dep. José de Jesus Lins de Albuquerque, Aleam, av. Mário Ypiranga Monteiro, Parque Dez
Quando: Até 29 de maio, segunda a sexta, 8h às 14h
Quanto: Gratuito

Publicidade
Publicidade