Expecto Patronum

Fã clube completa uma década de devoção ao universo Harry Potter em Manaus

O fã clube PotterDay, criado em alusão ao aniversário do bruxinho mais famoso dos cinemas, comemora dez anos de existência em Manaus e seus fundadores contam um pouco de como tudo começou

Junio Matos
31/07/2020 às 14:11.
Atualizado em 22/03/2022 às 16:07

(Foto: Arquivo pessoal/Camila Viana)

“Expelliarmus”, “Avada Kedavra”, “Expecto Patronum”. Quem nunca ouviu qualquer um desses termos provavelmente nunca leu ou assistiu a saga Harry Potter. São todos feitiços muito comuns e conhecidos dentro do universo bruxo criado pela escritora J. K. Rowling, em 1997, e que se tornou uma das franquias mais conhecidas e lucrativas do cinema mundial. Por vários países é comum encontrar fãs e admiradores da saga e em Manaus não seria diferente.

Fundado no ano de 2010 e no mesmo dia do aniversário do Harry Potter e também da escritora J. K. Rowling, o ‘PotterDay’ foi criado em 31 de julho por Bárbara Juliana (B.J), presidente do fã clube. Na época, o que inicialmente deveria ser somente um convite no Facebook para um evento, acabou alcançando mais de 500 pessoas e se transformou no clube que é hoje em dia.

Tudo começou quando Bárbara assistiu uma reportagem na TV sobre o dia de Harry Potter, realizado ao redor do mundo. Ela percebeu que no Brasil e, principalmente em Manaus, ainda não existiam tantos eventos específicos para fãs desse mundo mágico. Foi aí que surgiu a ideia de realizar o primeiro PotterDay do Brasil.

“Como eu já fazia eventos, resolvi fazer um em comemoração ao aniversário do Harry Potter. Começou com um convite no Facebook e se tornou o fã clube”, contou Bárbara.

Universo Harry Potter já rendeu inúmeros livros e se tornou sucesso mundial em bilheteria. Foto: Reprodução/Internet

Primeiro do Brasil

Sem saber da proporção que o evento tomaria, B.J conta que após a primeira realização em uma livraria de Manaus, a gerente de marketing informou que o Amazonas foi o primeiro estado do Brasil a fazer um evento de comemoração ao aniversário do Harry Potter. Foi aí que Bárbara percebeu que “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”.

Com o final da saga de filmes, em 2011, o fã clube começou a passar por dificuldades já que as editoras e parceiros pararam de enviar brindes para sorteio com o intuito de fomentar o evento. Mesmo assim, a organização jamais parou de realizá-lo, muitas vezes tirando dinheiro do próprio bolso para manter o clube.

“A gente se juntava para conseguir dinheiro para fazer os eventos. Cheguei até a fazer camisetas para vender. Produzimos nós mesmos os marcadores de livros para sorteios, na época”, conta Bárbara.

“O propósito do fã clube sempre foi o mesmo: continuar levando a magia independente se terminasse (a saga) ou não. Se os fãs de Star Wars e Senhor dos Anéis podem, por que nós não?”, indagou.

As atividades que ocorrem durante os eventos do PotterDay incluem bate papos sobre livros e filmes da saga, quizzes sobre o mundo mágico, encontro de fãs, cosplays, piqueniques, festas de halloween temático, sorteios de brindes e muito mais. É um clube bastante interativo para todos os membros e um bom lugar para fazer novas amizades. É o que afirma Camila Viana, maquiadora e membro do fã clube.

“Fazer amizades era uma coisa difícil para mim e dentro do Potterday, não. São várias pessoas de idades diferentes, mas que compartilham do mesmo amor. Você se sente em uma outra dimensão onde as pessoas falam a mesma linguagem e te entendem”.

De acordo com o estudante Leonardo Santos, as amizades desenvolvidas no fã clube foram a chave para a superação de falar em público. “Eu comecei a participar do fã clube por volta de 2011 e tinha certa dificuldade de interagir socialmente. Umas das mudanças que de cara foram causadas, assim que entrei de fato para organização, foi um dos desafios que era falar em público, que logo também foi superado”, disse.

Por conta da pandemia de coronavirus, o calendário do fã clube ainda não especifica data e local da comemoração dos 10 anos de existência, mas as atualizações podem ser vistas nas redes sociais oficiais do clube. No facebook: PotterDay Manaus e no instagram: @potterday_manaus.         https://www.instagram.com/tv/CDTbKtijN_Y/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading Ver essa foto no Instagram                  

Uma publicação compartilhada por Potterday Manaus OFC (@potterday_manaus) em 31 de Jul, 2020 às 3:47 PDT

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por