Sexta-feira, 26 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
Fabio apresenta quadro no“Hoje em dia”,da TV Record
publicidade
publicidade

Vida

Fabio Arruda dá dicas para as festas de fim de ano

Consultor de etiqueta gravou participação no reality “Peladão a Bordo”, da TV A Crítica


09/12/2013 às 08:21

No fim de semana, o consultor de etiqueta Fabio Arruda veio a Manaus a convite da TV A Crítica para participar da próxima eliminação do “Peladão a Bordo”, que vai ao ar hoje à noite, após o “Jornal da Record”. O BEM VIVER aproveitou a deixa e conversou com o especialista carioca sobre o que dizem as regras do bom comportamento para esta época de festas de fim de ano (confira listas ao lado).

Para início de conversa, ele é categórico ao afirmar que etiqueta é um assunto que nunca sai de moda. “Sempre procuro deixar claro que não é frescura, granfinagem ou coisa de rico. Podemos falar da etiqueta básica, sem entrar na seara da hipersofisticação dos talheres de prata e taças de cristal”.

Sempre bem humorado e franco, Arruda demonstra ter conhecimento de causa do que chama de “etiqueta do cotidiano”, e aí ele inclui desde um passeio no shopping até o ato de entrar no elevador ou estar no trânsito. “Todas as regras têm um porquê, e é a prática que leva à perfeição. Ninguém nasce sabendo, mas dá para começar a partir de hoje”, diz.

Ele também defende a ideia de que a etiqueta conduz à elegância. “A elegância não faz barulho e necessita de conforto. Se você não estiver à vontade com uma roupa e fica se ajeitando e olhando o tempo inteiro, também não vai estar elegante”, ensina.

BOAS FESTAS

Fabio Arruda diz que a melhor maneira de aproveitar uma ocasião é conhecer a origem e os significados da celebração, incluindo as principais datas comemorativas do calendário, como o Natal e o Réveillon. Para ele, nessa época, a regra básica é não externar sentimentos desagradáveis nas confraternizações da família ou do trabalho.

“As pessoas têm que se preocupar em resolver seus problemas e desavenças entre o Réveillon e o Natal, e não entre o Natal e o Réveillon. A principal dica é entrar no clima das festas e exercitar a tolerância e a paciência”, resume.

Por isso, a primeira dica é direcionada para a noite da véspera de Natal: não lave roupa suja. “Às vezes, é a oportunidade de encontrarmos pessoas que só vemos uma vez ao ano, então para quê ficar remoendo mágoas?”, aconselha.

A boa “etiqueta emocional” também manda a pessoa estar estável e com espírito participativo. “Se vai passar o Natal fora de casa, é importante perguntar do anfitrião o que ele gostaria que levasse para a ceia, senão acaba tendo sete saladas de maionese, oito pudins, e por aí vai”, completa Arruda. “Outra dica é levar os pratos em recipientes descartáveis, porque você jamais verá o seu potinho de novo”, brinca ele.

VIRADA

Já o Réveillon é o momento em que as aspirações para o novo ano vêm à tona. “Tem muita energia nessa história, então se vai passar na casa de alguém, saiba que o dono da casa é quem dita as regras. Entre no espírito das simpatias e superstições, mesmo que você não acredite”, destaca o consultor.

Saber o dress code e o tipo da confraternização para a qual se vai também é imprescindível. “Evite levar penetras, porque os anfitriões não são obrigados a ter provisões além do que tinham planejado. É sempre bom saber se pode ir acompanhado de mais alguém”.

Segundo Arruda, não há problema algum com o chamado “enterro dos ossos”, no dia seguinte à Virada – assim como ninguém tem a obrigação de receber no primeiro dia do ano. “A dona da casa só tem que ter o cuidado em rearranjar os pratos e recorrer a umas boas rodelas de tomate e folhas de alface se for preciso. O importante é mostrar que se preocupou”, finaliza.

Fabio Arruda estreou na TV no casamento de Patrícia de Sabrit com Fabio Jr. e participou da primeira edição do reality “A Fazenda”, da Record. Atualmente, ele participa do “Hoje em dia”, também na emissora, onde comanda o quadro “Arrumando a casa com Fábio Arruda”.

APLICATIVO

publicidade

Para quem quiser ficar por dentro do universo de Fabio Arruda, está disponível na Internet o app do consultor de etiqueta, com novidades, fotos e dicas para as mais diversas situações. Download na Apple Store.

DICAS PARA O NATAL

Saber dividir horários e prioridades. Seja participativo

Administrar rivalidades e rixas. Saiba confraternizar

Se for passar fora de casa, perguntar do anfitrião que item da ceia pode levar

Respeitar os horários do anfitrião e organizar os das crianças

Caprichar no embrulho do presente

Nunca se deve dizer que não gostou do presente recebido

Evitar assuntos polêmicos, como religião e política

PARA O RÉVEILLON

Se for passar fora de casa, perguntar qual o dress code e o tipo da confraternização

Respeitar e participar das simpatias propostas pelo anfitrião

Evitar levar penetras

Se for receber no dia seguinte, preocupar-se em rearranjar os pratos

Ser tolerante quanto ao horário do almoço do dia seguinte

publicidade
publicidade
Artista do AM com deficiência auditiva sonha em ser estilista e viver das criações
Modelo amazonense conquista espaço no mundo da moda e faz carreira internacional
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.