Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Vida

Fabricação de cerveja artesanal é tema de curso em Manaus

Especialistas Fabio Markendorf e Rodrigo Araújo ensinam a produzir bebida de forma caseira em curso no Pátio Gourmet



1.jpg Além do processo de fabricação artesanal, curso no Pátio Gourmet incluirá degustação de rótulos especiais de cerveja
01/05/2015 às 14:18

Que a cerveja é campeã entre as bebidas alcoólicas mais consumidas no Brasil não é novidade. Mas nem todo mundo sabe que a preferida do brasileiro, vendida em bares, supermercados e outros estabelecimentos, também pode ser produzida em casa. A fabricação artesanal de cerveja é justamente o tema do curso “Home Brewer”, que acontece neste domingo, dia 3, no Espaço Gourmet do Pátio Gourmet, no horário das 9h às 13h.

O curso será ministrado por Rodrigo Araújo, jornalista e editor do blog Nação Cerveja do Portal Acritica.com, e Fabio Markendorf, mestre em Tecnologia e Ciência dos Alimentos. Os especialistas vão apresentar aos participantes todas as etapas e ingredientes necessários para a fabricação da cerveja, desde a moagem dos grãos de malte até a fermentação, passando pela elaboração do mosto, resultante da fervura do malte em água a uma temperatura específica.

De acordo com Araújo, será uma aula bastante didática e de cunho prático, dirigida tanto àqueles que nunca tiveram contato com a fabricação artesanal de cerveja quanto quem já produz sua bebida em versão caseira. “Estaremos lá fazendo a cerveja, e os participantes irão ‘botar a mão’ em todos os processos. Vamos produzir uma cerveja no curso, e todos estarão ali à frente desse trabalho. Dessa forma, os iniciados podem participar para tirar dúvidas ou aprender como resolver problemas que estiverem tendo, enquanto os iniciantes poderão ter o primeiro contato com o processo”, destaca o blogueiro.

Além do processo básico de produção da cerveja, Araújo e Markendorf dedicam ainda parte do curso à própria cultura da cerveja. “No processo há algumas etapas mais demoradas, como a fervura do mosto, que leva cerca de uma hora e meia. Vamos aproveitar esse meio tempo para falar um pouco sobre a geografia e a história da cerveja no mundo, sobre as escolas cervejeiras, e por aí vai. E haverá também um momento de degustação, em que vamos degustar alguns rótulos especiais de cervejas”, assinala Araújo.

Interesse crescente

O home brewing – nome dado, em inglês, à produção de cerveja de forma artesanal – é um movimento que tem ganhado força no Brasil nos últimos anos, alavancado pelo interesse crescente dos apreciadores por versões especiais da bebida. “Esse movimento ficou forte nos Estados Unidos, nos anos 1990, e agora está bombando no Brasil. É uma movimentação grande de pessoas que estão fazendo cerveja em casa”, comenta Araújo, citando que vários Estados já têm associações de cervejeiros artesanais. “Aqui temos a Acerva Amazonense, com 60 membros, que promovem encontros e usam a Internet para trocar ideias sobre o tema”.

Araújo destaca ainda o crescimento do mercado de cervejas especiais no País. “Até grandes cervejarias se renderam a esse interesse, produzindo cervejas em edições especiais para atender a esse público”, declara ele.

Araújo, que se tornou ele mesmo um fabricante de cerveja artesanal – ou home brewer – há três anos, hoje produz o rótulo de cerveja artesanal do Bistrôzin. E agora compartilha sua experiência com outros interessados em cerveja no curso no Pátio Gourmet. “Quem participar vai abrir a cabeça para o universo das cervejas artesanais. Será um domingo bem divertido, que vai intensificar a troca de conhecimento, além da degustação e do bate-papo entre cervejeiros, que é sempre animado”.

Cervejeiro

Rodrigo Araújo mantém desde 2011 o blog Nação Cerveja, no Portal A Crítica, no qual divulga novidades, vídeos, peças publicitárias e outros conteúdos do universo da cerveja no mundo inteiro.


O interesse pela cultura cervejeira o levou a investir na fabricação artesanal a partir de 2012. “Hoje temos uma ‘nanocer-vejaria’, que produz para o restaurante Bistrôzin”, conta.

Serviço

#O que é: Home Brewer – Curso de Produção Artesanal de Cerveja, com Rodrigo Araújo e Fabio Markendorf

#Onde: Espaço Gourmet do Pátio Gourmet, avenida Djalma Batista, 1.375 CSA, Chapada

#Quando: Domingo, dia 3, das 9h às 13h

#Quanto: Inscrições a R$ 250 no Pátio Gourmet


Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.