Publicidade
Entretenimento
Decoração

Aprenda a fazer texturas decorativas e efeitos para aplicar em cômodos da casa

Tintas com texturas e matérias-primas especiais hoje no mercado permitem criar padrões e efeitos de forma simples e descomplicada, sem exigir técnicas elaboradas nem materiais caros 20/08/2016 às 13:39 - Atualizado em 28/08/2016 às 16:25
Show vida032105 p01
Sala de estar ganha visual diferenciado com efeito camurça na parede, produzido com tinta de textura especial (Foto: Divulgação)
Jony Clay Borges São Paulo (SP)*

Mármore, camurça, madeira, concreto queimado. Texturas e materiais diferenciados, que antes só podiam ser reproduzidos lançando mão de técnicas elaboradas ou de produtos como porcelanatos e papéis de parede, hoje podem ser imitados com resultados impressionantes apenas com o uso de tintas com texturas especiais disponíveis no mercado. E o que é melhor: a aplicação é fácil e pode ser feita por qualquer pessoa, com ferramentas que podem ser adquiridas em qualquer loja de casa & construção.

Exemplo desses novos produtos são as opções da linha de efeitos decorativos Suvinil: Texturatto Especial Efeito Mármore, Gel de Efeitos, Acrílico com Microesferas Efeito Camurça e Acrílico Metalizado. Com matérias-primas e texturas especiais, eles permitem reproduzir efeitos como madeira, bambu, aço escovado, craquelado, pátina, linho, camurça, entre outros.

Com o Texturatto Efeito Mármore, por exemplo, é possível imitar padrões como madeira, mármore, bambu e concreto. Já o Acrílico Metalizado permite obter texturas como craquelado, palha, seda, listras e aço escovado, entre outros. O Gel de Efeitos permite reproduzir a pátina ou imitar tecidos como linho e jeans. Novidade da linha, o Acrílico com Microesferas ajuda a dar a uma parede visual e textura suave similares à da pele de camurça.


Parede com efeito concreto é um diferencial no quarto de dormir (Foto: Divulgação)

Os efeitos são obtidos basicamente por meio da aplicação dos produtos em diferentes tonalidades – no caso da madeira, por exemplo, um marrom mais claro e outro mais escuro. Além do rolinho de pintura, a aplicação e a finalização exigem apenas ferramentas simples, como espátulas, pincéis de efeitos ou panos úmidos. Todo o processo pode ser feito em casa, fácil de aprender e de executar.

“Algumas pessoas têm mais facilidade de realizar do que outras, mas dependendo do efeito escolhido, dá para fazer até sozinho. E todas as ferramentas são fáceis de encontrar em qualquer loja de construção”, destaca Edicarlos Lemes, instrutor de treinamento da Suvinil, durante um encontro com jornalistas na fábrica da marca de tintas da Basf, em São Paulo, na última semana.

Um dos efeitos mais simples de se reproduzir é o do jeans: com um rolinho, basta aplicar o Gel de Efeitos no tom desejado sobre uma superfície branca, e em seguida passar um rolo de efeito jeans nos sentidos vertical e horizontal. Outros efeitos, como camurça ou metalizado, podem exigir mais demãos e o uso de lixas, espátulas, rolinhos de texturas ou pincéis especiais, mas os procedimentos são simples e de fácil execução.


Efeito jeans traz caráter jovial e contemporâneo para a sala de estar (Foto: Divulgação)

Lemes, que explora os usos e aplicações dos produtos da linha em seus treinamentos, também ajuda a desenvolver tutoriais em vídeo da Suvinil que ensinam as técnicas para se reproduzir diferentes texturas e materiais, dos produtos necessários até a forma de aplicação. “Os tutoriais informam todas as ferramentas necessárias para o procedimento, além do passo a passo. E o próprio pessoal na loja tem as informações do que é preciso para o trabalho”, destaca.

O profissional da Suvinil assinala ainda que os produtos usados para texturas e efeitos decorativos evoluíram bastante desde que se popularizaram, nos anos 1990. “Antigamente os resultados eram mais rústicos, e hoje há trabalhos que parecem papéis de parede”, afirma ele, comentando que hoje a procura pelos antigos texturattos é reduzida. “Hoje as pessoas buscam mais os efeitos decorativos, mais sofisticados”, conclui.

* O jornalista viajou a convite da Suvinil

Aprendendo online

A Suvinil disponibiliza os tutoriais que ensinam a aplicar efeitos decorativos em seu canal no Youtube TintasSuvinil

Soluções para reformar sem gastar muito

Economizar faz bem em todas as atividades, e na hora de fazer a reforma em casa não é diferente. Justo para atender os consumidores no momento de fazer pequenas mudanças em seus ambientes, a Suvinil apostou na inovação para trazer produtos que ofereçam maior produtividade e praticidade de uso. A partir desse esforço, a marca lançou três boas novidades este ano: o Kit Teste Sua Cor, o Suvinil Maxx Rendimento e o Suvinil Fosco Completo.


Kit vem com duas ou quatro cores à escolha dentre mais de 1.500 opções da marca, mais bandeja e rolinho para aplicação (Foto: Divulgação)

O Kit Teste Sua Cor é uma solução para o consumidor fazer um teste de tons no local do uso antes da escolha final. O kit vem com duas ou quatro cores à escolha dentre mais de 1.500 opções da marca, mais bandeja e rolinho para aplicação. A versão com quatro cores custa R$ 45 e pode ser adquirida online para maior praticidade.

“Pesquisas mostram que um dos momentos mais difíceis para o consumidor é a escolha da cor. A ideia foi ajudar”, explica Carla Camargo, diretora de Marketing da Suvinil, marca de tintas imobiliárias da Basf. Ela destaca a atual campanha da marca: “Se faz diferença para você, a gente faz”.

Outra novidade, o Suvinil Maxx Rendimento é uma tinta superconcentrada que permite pintar até 500m² por demão com uma latinha de 12,5 litros – equivalente a uma de 18l em rendimento e cobertura. Por sua vez, o Suvinil Fosco Completo é um produto premium que oferece mais cobertura com menos demãos.


Tendências de cores da temporada

Não é só nas passarelas do universo fashion que as cores variam de acordo com as estações: as tonalidades entram e saem de moda também no ramo da arquitetura, da decoração e do design. Por esse motivo, fabricantes de tintas desenvolvem pesquisas constantes para apontar os tons que serão tendência ao longo das próximas temporadas, a partir de observações de mudanças e evoluções no comportamento, no design, no consumo e na própria moda.


Água-Marinha foi escolhida a Cor de 2016 na pesquisa de tendências de cores para a temporada da Suvinil (Foto: Divulgação)

Em sua pesquisa de tendências de cores para 2016/2017, a Suvinil definiu a Água-Marinha como a cor de 2016. De acordo com Ana Kreutzer, consultora de cores da marca, a tonalidade reflete uma das tendências bastante evidentes no mundo atual que é a da busca por um viver menos complicado por um retorno à essência. Esse ideal se manifesta na aproximação com elementos orgânicos, rústicos e artesanais.

“A Água-Marinha é o clássico tropical e tem uma associação com o Art Deco, com Cuba como uma referência”, complementa ela.

Além da Água-Marinha, a pesquisa de tendências da Suvinil aponta um conjunto com outras 32 novas cores, divididas em três paletas temáticas: Substancial – da qual fazem parte a Cor do Ano da marca e outras tonalidades que remetem à terra, ao orgânico e ao natural –, Dinâmico e Complementar. O estudo se estrutura em torno de um tema comportamental definido pela palavra-chave “Luz”.

“Sem luz não há vida. A luz traz o que é essencial à vida”, aponta Ana, que define a nova temática dá continuidade a predecessora “Ser”, que tinha o Indigo Blue como cor de destaque da temporada. “Ela traduzia uma mudança forte no ser humano. Estamos começando a sair do automático, a pisar no freio e nos questionarmos mais. ‘Ser’ traduz essa pausa e esse olhar para dentro”.

Essa tendência, segundo Ana, traduziu-se no uso de cores mais escuras nos ambientes, como o Indigo Blue, eleita cor da última temporada. “É uma cor profunda, introspectiva, um mergulho silencioso. E vemos muito isso ainda na decoração em cores escuras”, atenta a consultora.

Publicidade
Publicidade