Publicidade
Entretenimento
Vida

Fafá de Belém comemora 40 anos de carreira com show repleto de sucessos, em Manaus

Apresentação da cantora paraense, que acaba de lançar disco novo, está marcada para o dia 19 de novembro, às 21h, no Teatro Manauara 13/11/2015 às 12:59
Show 1
Nova turnê começa em 2016 e deve passar por Manaus
ROSIEL MENDONÇA Manaus (AM)

Bastou Fafá de Belém ouvir “Meu coração é brega”, inédita de Veloso Dias, para pintar a vontade de gravar um novo disco. Lançado pela Joia Moderna, “Do tamanho certo para o meu sorriso” foi bem recebido pela crítica e acendeu no público a vontade de rever o lado mais ousado e popular da cantora no palco. O clima desse novo trabalho poderá ser conferido no show que ela fará em Manaus no dia 19, no Teatro Manauara. A apresentação também marca os 40 anos de carreira da intérprete.

“A nova turnê começa só em março de 2016, mas a sonoridade de ‘Do tamanho certo para o meu sorriso’ já estará presente no show para o Teatro Manauara. A proposta é apresentar um repertório abrangente, com grandes sucessos e algumas canções novas”, adiantou a artista paraense, em entrevista por e-mail.

“Ainda não está confirmado o novo show em Manaus porque as pautas estão sendo fechadas agora, mas com certeza ele chegará aí completo, com cenário, figurino e projeções, assim como foram os pré-lançamentos em São Paulo e Belém”, completa.

A relação de Fafá com Manaus vem de longa data, como ela faz questão de lembrar:  “Foi o Teatro Amazonas que me deu pauta há 40 anos para o show ‘Tamba-tajá’”. Esse foi o primeiro LP da cantora, que àquela altura gravou canções de Waldemar Henrique, Antonio Maria e Caetano Veloso. 

Agora, “Do tamanho certo para o meu sorriso” marca o retorno de Fafá aos estúdios depois de 10 anos afastada. “Gosto mais de fazer shows, odeio estúdios”, confessa ela, pontuando a frase com uma de suas típicas risadas. Dirigido pelo DJ Zé Pedro, dono da Joia Moderna, o álbum tem ainda os paraenses Manoel e Felipe Cordeiro, pai e filho, na produção musical e arranjos. 

Além de “Meu coração é brega”, do mesmo compositor de “Ex mai love”, hit de Gaby Amarantos, o trabalho traz um repertório repleto de canções que remetem às raízes de Fafá, tanto geográficas quanto musicais: de “Pedra sem valor”, da conterrânea Dona Onete, a “O gosto da vida”, de Péricles Cavalcanti. 

“Minhas memórias estão completamente no disco. Não só o sentimento que me liga à minha terra natal, Belém do Pará, como a toda nossa região amazônica, que é feminina, colorida, alegre e caudalosa como nossos rios”.

Como nasce um disco

Ao comentar o processo criativo que levou à gravação de “Do tamanho certo...”, Fafá destaca o papel do DJ Zé Pedro. “A Joia Moderna tem uma forma de atuação diferente dentro do mercado mainstream. O Zé gosta de música, de cantoras. Na realidade, eu o chamei para fazer um disco de remixes, mas quando ele soube da quantidade de repertório que eu já tinha e do desenho que eu queria para esse disco, ele foi um parceiro que só veio a somar”.

Fafá conta que vinha recebendo ao longo dos últimos dois anos uma série de composições inéditas, que chegavam em sua maioria por meio de amigos e pessoas próximas dela. “O desenho do disco estava todo na minha cabeça, inclusive com as participações do Manoel e Felipe Cordeiro. O Zé conseguiu fazer com que isso fosse para a rua”.

Brega, sim

Guitarrada, bolero e lambada são algumas das sonoridades que se pode encontrar no também romântico “Do tamanho certo para o meu sorriso”. Ao entregar um novo trabalho voltado mais para o popular que para o acústico, Fafá de Belém assume sua afinidade com o cancioneiro brega e rebate críticas de 30 anos atrás, quando foi desdenhada por ter gravado uma música com Chitãozinho e Xororó.

“As pessoas pensam em caixinhas e eu tenho uma cabeça muito livre. Fui criada ouvindo tudo que é tipo de música. Então, eu que surgi como uma cantora ‘rotulada’ de MPB, quando comecei a gravar o universo mais popular desagradei muita gente que tinha uma meta para mim. Mas não era a minha meta! Então fazer esse disco agora foi arrebatador, uma gargalhada na cara dos caretas”.

E chegar aos quarenta anos de carreira suscita que tipo de reação na filha de Belém do Pará? “Felicidade, orgulho, ter construído uma carreira de dignidade e respeito. e com muita sinceridade. fico feliz! quando olho para trás fico feliz!”.

SERVIÇO

Show de Fafá de Belém
onde: Teatro Manauara, Manauara Shopping
quando:  Dia 19, às 21h
quanto: Setor A – R$ 90 (meia) e Setor B – R$ 70 (meia)
Vendas na bilheteria do teatro ou pelo site ingresse.com

Publicidade
Publicidade