Publicidade
Entretenimento
Vida

Famoso videomaker dirige novo videoclipe da banda amazonense Zona Tribal

Mess Santos já produziu trabalhos para o funkeiro Naldo Benny e para as bandas Jota Quest e Malta. Agora, ele dirige “Crônicas do dia a dia”, do último trabalho da Zona Tribal 01/02/2016 às 20:35
Show 1
Mess Santos dividiu as férias em Manaus com a gravação para a banda amazonense
Rosiel Mendonça Manaus (AM)

Os salões neoclássicos do Paço da Liberdade, prédio do século 19 localizado no centro histórico de Manaus, serviram de locação para o videoclipe de “Crônicas do dia a dia”, faixa do álbum “Crônicas”, lançado pela banda Zona Tribal em 2012. A produção levará a assinatura do videomaker mineiro Mess Santos, da Movie3, que tem no portfólio trabalhos com Naldo Benny, Jota Quest, Malta, Daniel e Guilherme Arantes.

O vocalista do grupo, Mencius Melo, conta que este será o terceiro registro audiovisual da Zona Tribal – os outros dois clipes, para as músicas “Suicídio” e “Guerrilha”, também foram dirigidos por Mess.

“Ele é, sem dúvida, um dos melhores videomakers do País, e na verdade estava de passeio por Manaus quando o convidamos para fazer esse trabalho, cuja proposta é ser um registro mais descolado da banda”, comenta. “Eu gosto, amo o que faço, então não tem problema”, completou o diretor, que segue para o Rio de Janeiro para filmar uma dupla de rap californiana.


Segundo ele, a ideia para o clipe surgiu “na hora”. Márcio Silva

Segundo ele, a ideia do clipe pintou praticamente na hora em que conheceu as dependências do Paço da Liberdade. “Não vim com roteiro pronto como fazemos normalmente, então foi meio atípico, a proposta surgiu na surpresa. Vamos fazer um plano contínuo, sem cortes, como se fosse o olhar de uma pessoa que vai acompanhando a banda, separada entre alguns cômodos do prédio”, explica.

A gravação de “Crônicas do dia a dia” contou ainda com uma participação especial do violocelista Griblas Lizama, músico da Orquestra Amazonas Filarmônica. Mencius Melo fala mais sobre a faixa, remixada em São Paulo: “É uma música mais trabalhada, na qual usamos violoncelo, e tem um discurso mais pessoal, quase confessional”.

O clima da balada vai ser reforçado por uma fotografia em preto e branco, que deve realçar os detalhes arquitetônicos da locação, remanescente do período áureo da borracha.

“Vamos fazer esse link com o estilo do Paço, sem contar que aqui é uma necrópole indígena e também o marco zero da cidade de Manaus, então teremos essa mensagem subliminar para quem é fã da banda”, acrescenta o vocalista, remetendo ao sítio arqueológico que se encontra metros abaixo do prédio e no entorno da Praça Dom Pedro II, que fica em frente.

Projetos para 2016

O videoclipe de “Crônicas do dia a dia” deve ser lançado entre abril e maio, mesma época em que a Zona Tribal pretende apresentar ao público o seu quarto álbum de estúdio. A nova obra empresta o nome do romance “Cinzas do Norte”, do escritor amazonense Milton Hatoum.

Integrande da Zona Tribal durante gravações. Márcio Silva

“A pré-produção já está feita e os arranjos também. Selecionamos 10 músicas inéditas e devemos entrar em estúdio no máximo até o fim de fevereiro. Depois mixaremos em São Paulo, como fizemos nos trabalhos anteriores porque já temos esse contato lá”, adianta Mencius Melo. “Vingança”, “O fim do mundo aconteceu e Deus esqueceu de avisar” e “A estrada” são algumas faixas que entrarão no disco.

Os fãs também podem ficar de olho nas redes sociais da banda para acompanhar a agenda de próximos shows. “Somos basicamente uma banda de eventos, não trabalhos o segmento de bares porque não vendemos o cover como nossa prata. Não é a nossa praia, e em Manaus isso ainda é difícil, então estamos focados numa agenda para o pós-Carnaval, quando costumam começar os eventos voltados para o rock”.

A Zona Tribal é formada, além de Mencius Melo no vocal, por Marcos Moura (bateria), Jean Carlo (guitarra) e Plínio Annunciato (baixo).

Jota Quest feat. Anitta

Mess Santos dirigiu, recentemente, o clipe “Blecaute”, parceria entre Jota Quest e Anitta. Dentre os próximos trabalhos dele está o registro da turnê brasileira do DJ e produtor Ftampa, de Los Angeles, além da gravação de um videoclipe da Dois Africanos, banda de World Hiphop que despontou no programa “Superstar”. Um projeto paralelo do videomaker é a produção de um documentário sobre a carreira do produtor musical e compositor Rick Bonadio, a ser exibido no Multishow.

Publicidade
Publicidade