Publicidade
Entretenimento
SAÚDE MENTAL

Famosos relatam crises de ansiedade e chamam atenção para transtorno

Segundo especialista, a preocupação excessiva toma tempo e energia e prejudica a execução das atividades rotineiras 25/09/2016 às 06:00
Show 1474659965529951
Enquanto Selena Gomez cancelou shows e anunciou pausa na carreira, Camila Cabello explicou que teve uma crise durante show
Rosiel Mendonça Manaus (AM)

Uma das vocalistas do grupo Fifth Harmony, a cantora Camila Cabello, de 19 anos, pegou os fãs de surpresa ao abandonar o palco durante um show nos Estados Unidos, não faz muito tempo. Mais tarde, em um vídeo postado no Snapchat, a artista resolveu explicar a reação imprevista: uma crise de ansiedade a impediu de continuar a apresentação ao lado das colegas.

Entre as celebridades, o problema é mais comum do que parece, ainda que as fotos do Instagram passem outra impressão. Cobranças e pressões de todos os tipos, além de um estilo de vida desregrado e grande volume de trabalho são alguns dos fatores que podem desencadear o chamado transtorno de ansiedade.

Segundo a psiquiatra Mayda Queiroz, esse tipo de transtorno está entre as doenças psiquiátricas mais comuns, sendo causa de sofrimentos e comprometimento mental. “Ele tem como características o medo e ansiedade excessivos, que se diferenciam do medo e da ansiedade normal ou adaptativa por serem persistentes, causando prejuízo na vida das pessoas acometidas”.

A médica diz que outros problemas também têm em comum o medo e a ansiedade em excesso, como a fobia social, a depressão e a síndrome do pânico. Os sintomas das crises podem variar de pessoa para pessoa, mas as queixas mais relatadas são de palpitações, aperto no peito, inquietação, sudorese, tremores, dificuldade para respirar, sensação de dormência ou formigamento, cansaço e dificuldade de sono. 

Sintomas

De modo geral, a ansiedade é uma resposta do organismo que todo mundo já experimentou alguma vez na vida. Segundo a Dra. Mayda, ela é importante para que o indivíduo tome medidas necessárias para evitar ameaças ou diminuir suas consequências. 

A ansiedade passa a ser motivo de preocupação quando afeta a rotina diária. Por exemplo: uma pessoa com transtorno de pânico pode evitar frequentar locais que não são familiares, devido à preocupação com a possibilidade de sofrer novos ataques.

“A preocupação excessiva toma tempo e energia e prejudica na execução das atividades, seja em casa, seja no trabalho, limitando a capacidade produtiva do indivíduo e causando sofrimento intenso”, acrescenta a especialista em saúde mental.

Esse foi o caso do cantor Zayn Malik (23), ex-integrante do One Direction, que segue carreira solo desde 2015. Há algumas semanas, ele anunciou o cancelamento de um show que faria em Dubai, no dia 7 de outubro, em decorrência das constantes crises de ansiedade. 

“Compreendi que ainda não me sinto confiante o suficiente para manter o show de Dubai em outubro. Sinto muito em desapontá-los. Espero vê-los em breve. Obrigado aos meus fãs que me apoiam ao redor do mundo”, admitiu ele.

Tratamento

De acordo com a Dra. Mayda Queiroz, apesar de a ansiedade estar relacionada a fatores genéticos ou ambientais, alguns fatores podem agravar ou desencadear as crises. “Existem evidências de que a exposição crônica ao álcool causa ansiedade, além de acontecimentos traumáticos, estresse e uso de drogas ilícitas”.

Ela explica que os transtornos de ansiedade tendem a ser crônicos, por isso o tratamento às vezes é apenas parcialmente bem sucedido. “Ele é realizado com a ajuda de medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos, que devem ser combinados com terapia psicológica e exercícios físicos. O importante é não ignorar o problema e procurar a ajuda de um especialista”.

Frases

“Quero ser proativa e focar em manter a minha saúde e felicidade e decidi que a melhor maneira de fazer isso é tirando um tempo para mim”.
Selena Gomez, cantora

“Olá, Missouri, sinto muito por não ter finalizado o show na noite passada. Estava com muita ansiedade e não consegui terminar. Eu amo vocês e realmente sinto muito”. 
Camila Cabello, cantora

“Estou trabalhando nos últimos três meses para superar minha ansiedade extrema em relação às minhas apresentações solo e eu sinto que estou progredindo”. 
Zayn Malik, cantor

Publicidade
Publicidade