Publicidade
Entretenimento
Vida

Fãs de Amy Winehouse terão programação especial neste mês

Ao longo do mês, uma série de atividades celebrarão a carreira da cantora inglesa e os legados que ela deixou 08/09/2013 às 11:28
Show 1
Amy Winehouse será celebrada em Manaus
Rosiel Mendonça ---

Amy Winehouse nunca teve a intenção de chegar aos 30 anos de idade. “Ela era uma menina que explodiu para o mundo como um fogo de artifício e, em seguida, foi algo como ‘Ok, agora eu estou fora’” – essas foram as palavras da mãe da cantora britânica, em recente entrevista ao “The Sun”. Falecida em 2011, Amy completaria três décadas de vida no próximo sábado, dia 14, e a data tem tudo para não passar batida, afinal, a mais célebre moradora do bairro londrino de Camden Town não deixou sua marca apenas na música.

Para a cantora amazonense Ellen Mendonça, o trabalho de composição de Amy tem um peso por si só. “Ela fugiu de um padrão de composições superficiais e conseguiu ir mais fundo nas letras, que tomaram como referência os seus próprios dramas particulares. Esse foi o diferencial dela: ter sido tão crua e visceral, deixando referências para a soul e black music contemporâneas”.

No show que fará nesta quinta-feira, dia 12, no Bodega da Vila (rua Maceió com Vila Amazonas), Ellen vai dedicar cerca de uma hora ao repertório da inglesa, com direito a hits como “You know I’m no good”, “Back to black”, “Love is a loosing game” e “Rehab”. A apresentação começa a partir das 20h30.

LEGADO FASHION


Com um visual pin-up que marcou sua maquiagem, roupas e cabelo durante o auge da sua carreira, o estilo de Amy Winehouse arrancou elogios inclusive do estilista Karl Lagerfeld, que a comparava a Brigitte Bardot. Na opinião do autor do blog Maoleskine, André Barbosa, a cantora popularizou o estilo retrô e deixou um legado fashion que poucas artistas da mesma geração conseguiram.

“Tornou-se cada vez mais comum ver mulheres usando vestidos curtos com cintura bem marcada, olhos com maquiagem expressiva, sapatos estilo peep toe, calças skinny bem justas, flores ou adornos grandes no cabelo, dentre outras peças características do estilo dela”, enumera ele.

Segundo Barbosa, essa busca por uma sensualidade vintage pode ser vista até hoje, como no penteado beyhive de cantoras como Adele e Lana Del Rey. “Os olhos delineados também tornaram-se obsessão nos blogs de maquiagem pela praticidade de se conseguir um look marcante com um simples traço. Além disso, a silhueta com cintura marcada e volume nos quadris trouxe de volta o peplum, que dá a impressão de que a cintura é mais fina do que realmente é”.

VIDA CELEBRADA

Neste mês, Londres terá uma série de eventos para celebrar o aniversário de Amy Winehouse. O #Amys30 está sendo organizado pela fundação que recebeu o seu nome, em parceria com alguns points que a cantora costumava frequentar, como o pub Dublin Castle.

Quem vai conferir tudo isso de perto é o natalense Alexandre Ferreira, fundador do fã-clube Trouble, com filiais em 20 países e o único a manter parceria com a Universal Music. Ele é um dos convidados para a abertura da exposição “For you I was a flame”, que ficará em cartaz até 6 de outubro na galeria Proud Camden. “Vou fazer a cobertura dos eventos durante oito dias. Também vai ser uma oportunidade para os membros do fã-clube de todo o mundo se conhecerem”, explica ele.

Publicidade
Publicidade