Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
Vida

Fãs de pimenta preparam molhos caseiros especiais usando o condimento picante

Adeptos da especiaria que causa ardência na boca compartilham receitas de molhos para fazer em casa



1.jpg
Fãs de pimenta, Rosalva dos Santos e Renato Moraes produzem molhos caseiros com o condimento
05/07/2015 às 18:49

Se algumas pessoas não gostam sequer de sentir o cheiro de pimenta, outras são verdadeiras aficionadas pelo condimento que provoca sensação de ardência na boca. Exemplos disso são o jornalista Renato Moraes e a culinarista Rosalva dos Santos, que adicionam o tempero picante em quase todas as refeições que fazem.

“Uso pimenta em tudo, até em pratos que algumas pessoas dizem não combinar com ela, como massas”, revela Moraes, que não admite tomar sopa ou degustar um peixe sem o toque apimentado. “Não tem graça”, opina.No caso de Rosalva, o gosto por pimenta é compartilhado com toda a família.

“Em casa todos comem com farinha! Uso no pão, no café, no cebiche, em tudo”, afirma a culinarista, que é baiana de Irará e atribui o paladar em parte às origens. “Todo baiano que se preza gosta de pimenta”, diz ela. (A neta Rose Sobrinho, conhecida como Rose Baiana, já discorda. “No nosso caso, cultivamos pimenta na varanda, e ela é presente nas nossas refeições todo dia. Mas nem todo baiano gosta”, diz).

Além de fãs de pimenta, Moraes e Rosalva preparam molhos com o ingrediente de forma caseira. “Comecei a fazer em casa, e depois passei a distribuir para os amigos”, conta Moraes, que criou até um rótulo para suas criações, com o nome “Bendito Sabor”. O jornalista, sempre à caça de novos tipos de pimenta em feiras e mercados, mistura diferentes variedades do ingrediente em seus molhos, feitos principalmente à base de vinagre.

“Já fiz só com um tipo, como murupi ou malagueta, mas hoje misturo diversos tipos, uso praticamente tudo”, assinala ele, que compartilha com os leitores a receita de um mix de pimentas em vinagre mais abaixo.

Por sua vez, Rosalva tem predileção pela pimenta malagueta. “Vai bem com tudo, todo mundo gosta”, defende a culinarista, que prepara molhos com a pimenta vermelha à base de azeite – receita própria que o leitor também confere mais abaixo.

O preparo é diferente do tradicional da Bahia – a culinarista prefere cozinhar a pimenta, em vez de fritar –, e o resultado é um molho muito picante, que revela a preferência de Rosalva no quesito ardor. “Gosto de pimenta mais ardente. Tem que ser forte, mas não tanto que não possa comer”.

Os dois dão dicas adicionais para quem quer fazer seu molho caseiro. “Tem que escolher pimenta de qualidade, um fruto bom, sem partes moles”, orienta Rosalva. Na hora de servir, por sua vez, Moraes sugere usar colheres em material plástico. “Nada de alumínio”, aconselha.

Os dois fãs de pimenta também rejeitam a ideia de que ela faça mal – pelo contrário. “Sempre comi pimenta, e desde os 17 anos minha pressão é de 11 por 8”, orgulha-se Moraes. Rosalva lembra que o tempero faz bem ao coração e que nunca sofreu qualquer mal-estar por comer pimenta: “Como todo dia e nunca senti nada”.

RECEITA

Mix de pimentas no vinagre, por Renato Moraes

Ingredientes

20g de pimenta cumari

20g de pimenta malagueta

20g de pimenta do reino

1 ramo de alecrim fresco

Cebolinha

Azeitonas cortadas e descaroçadas

Alho

Vinagre comum ou outro à escolha

Modo de preparo

1. Lave as pimentas em água e escorra.

2.Coloque as pimentas e temperos aos poucos dentro de uma garrafa de vidro previamente lavada e seca, distribuindo-os da forma como desejar.

3. Adicione vinagre suficiente para cobrir o restante dos ingredientes, e está pronto.

Dica: Para um molho mais picante, corte algumas das pimentas antes de colocá-las na garrafa.

RECEITA

Molho de pimenta malagueta, por Rosalva dos Santos

Ingredientes

40g de pimenta malagueta fresca

2 cebolas médias (ou 1 grande)

2 dentes de alho

1/2 xícara de azeite ou óleo

Sal a gosto

Água

Modo de preparo

1. Lave bem as pimentas, sem esquecer de retirar os cabos.

2.  Bata as pimentas, temperos e verduras no liquidificador com um pouco de água.

3.  Coloque a mistura numa panela, acrescentando o óleo ou azeite e o sal. Leve ao fogo e deixe ferver até reduzir a água.

4.  Deixe esfriar e coloque num recipiente de vidro lavado e seco.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.