Publicidade
Entretenimento
Gastronomia

Feijoada de frutos do mar: receita de família celebra iguaria portuguesa em Manaus

Prato baseado na mariscada lusitana era uma das especialidades de Clementina Silva, a saudosa D. Quelé, matriarca da família que há 27 anos comanda o Calçada Alta 31/07/2016 às 12:43 - Atualizado em 31/07/2016 às 14:48
Show zvida053101 p01
Iguaria habitual nas reuniões da família Antonio Silva, a feijoada de frutos do mar agora vai incrementar cardápio do restaurante da rua Costa Azevedo / Fotos: Clovis Miranda
Jony Clay Borges Manaus (AM)

Clássico da tradição culinária da família Antonio Silva, que está à frente do Calçada Alta há 27 anos, a feijoada de frutos do mar de D. Clementina passará a incrementar o cardápio do bar e restaurante do Centro de Manaus a partir desta semana. Baseada na conhecida mariscada portuguesa, a receita combina ingredientes como polvo, lula, mariscos e camarão com verduras, linguiças, toucinho e feijão branco.

A novidade chega ao cardápio do Calçada Alta por iniciativa de Marco Antonio Silva, empresário e chefe de cozinha hoje à frente da casa. Ele é filho dos saudosos Antonio Silva e de sua esposa, Clementina, a D. Quelé, e foi desta que o chef herdou a receita lusitana, com a qual teve contato em primeira mão.

“Foi um prato que minha mãe conheceu numa das viagens que fez a Portugal e trouxe para a família. Eu aprendi a fazer porque sempre fui muito observador, ficava muito ao lado dela, ajudando no preparo das comidas”, recorda Marco, também conhecido como Marco Calçada Alta.

Ele rememora a iguaria que reinava nas reuniões familiares: “Todo domingo era uma ocasião especial para a família, quando se reuniam os filhos, noras, netos. Ela (D. Quelé) havia provado esse prato e quis fazer para a família. E todos ficamos já na expectativa, pois sempre fomos apreciadores da boa mesa”.


Filho de D. Quelé e chef hoje à frente do Calçada Alta, Marco Antonio Silva resolveu levar receita
de família para o cardápio do restaurante português do Centro

Novo sabor
Marco conta que a ideia de incluir a mariscada de D. Quelé no cardápio do Calçada Alta já vinha de algum tempo. O impulso que faltava, conta o chef, veio quando ele apresentou a receita numa das edições do programa “Magazine”, da TV A Crítica.

“A certa altura, a Ludimila (Queiroz, apresentadora da atração) perguntou se a feijoada portuguesa era feita com frutos do mar. E eu expliquei que não, que a feijoada é feita com carnes e embutidos, e que aquele era outro prato. Mas aquilo foi o que deu o ‘estarte’ que me levou a resgatar a receita”.

Marco destaca as combinações que estimulam o paladar e outros sentidos. “É um prato em que vão lula, polvo, mexilhão, camarão, chourinho português e bacon, que em Portugal é mais conhecido como toucinho. E é um prato com bastante cor, do tomate e dos pimentões verde, vermelho e amarelo”, aponta o chef.

O prato, segundo ele, estará disponível no cardápio a partir do sábado, dia 6 de agosto, ao preço de R$ 155 (para duas pessoas).


Lula, polvo, camarões e mariscos são ingredientes do prato, que leva ainda toucinho,
chouriço português, feijão branco e verduras

Carta renovada

A inclusão da feijoada de frutos do mar no cardápio faz parte da estratégia de Marco Antonio Silva para revitalização do Calçada Alta, e que inclui ainda a reforma do local e a oferta de novos serviços.

“Criamos novas opções no cardápio, e hoje fazemos pratos executivos não só da gastronomia portuguesa, mas também da nossa gastronomia”, destaca ele.

O chef da casa portuguesa, uma das mais tradicionais de Manaus, antecipa que outros itens aos poucos serão acrescidos à carta do estabelecimento.

“Outro prato que deveremos oferecer mais à frente é o cozidão à portuguesa. É um cozido que leva todas as carnes – porco, boi, aves –, além de bacon e vários embutidos portugueses, como o chouriço de sangue”.

E quem não quiser se aventurar na cozinha para preparar a receita – confira mais abaixo – pode conferir o prato pronto no Calçada Alta, e se deliciar com uma iguaria d’além-mar que traz os sabores do mar a Manaus.

Em domicílio

O Chef Calçada Alta em sua Casa é um dos novos serviços do bar e restaurante, que oferece uma estrutura reduzida de restaurante para o preparo de pratos em domicílio. “Preparamos todos os pratos do nosso cardápio hoje”, diz Marco Antonio Silva.

Leitão à Bairrado

O restaurante também oferece o leitão à bairrado – assado e recheado com os miúdos – sob encomenda (com 5 dias de antecedência).

Tradição e novidade

Marco Antonio Silva segue a tradição familiar e hoje trabalha com a família à frente do Calçada Alta, contando com a ajuda da filha, Nathália e da cunhada, a chef e sócia da casa, Tânia Silva. Cozinha à parte, o restaurante passou por uma reforma no ano passado, que deu ao espaço uma cara de boteco tradicional.

“Hoje o Calçada Alta tem mais cara de alegria, como uma verdadeira tasca portuguesa, que é como se chamam os nossos botecos por lá”, assinala Marco.

Receita
Feijoada de frutos do mar (Mariscada)
Receita de D. Clementina Silva (D. Quelé)

Ingredientes
1kg de feijão branco
500g de lula
500g de polvo
500g de mexilhões
500g de camarão
200g de toucinho (bacon)
3 chouriços tipo português
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
1 pimentão amarelo
1 tomate
1 cebola
1 caldo de camarão
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo
1. Corte o chouriço e o toucinho em pedaços e coloque-os para ferver numa panela com o caldo de camarão e água.
2. Assim que atingir a fervura, acrescente o feijão para cozinhar.
3. Separadamente, corte os pimentões, o tomate, o alho e a cebola em pedaços, e refogue-os em azeite.
4. Quando as verduras estiverem refogadas, acrescente os frutos do mar. Deixe refogando até que os mariscos amoleçam bem. Observação: cozinhe o polvo em separado.
5. Quando o feijão já estiver cozido, e os frutos do mar e as verduras estiverem bem refogados, junte tudo numa só panela e deixe apurando no fogo por 10 minutos.

Publicidade
Publicidade