Publicidade
Entretenimento
NOVA EDIÇÃO

Feira de Livros e Gibis da Biblioteca Pública tem nova edição neste domingo (25)

Iniciativa que já faz parte do calendário da Biblioteca acontece mensalmente, reunindo leitores de todas as idades 24/06/2017 às 05:00
Show 966666666
Foto: Arquivo/Aguilar Abecassis
acritica.com

Para quem curte livros, gibis e tem interesse em adquirir novas obras por meio de uma simples troca, uma ótima opção é a Feira de Troca de Livros e Gibis da Biblioteca Pública Estadual do Amazonas, que acontece no próximo domingo (25), das 9h às 13h, na sede do espaço, situado à rua Barroso, 57, Centro. O evento, que está em sua 11ª edição, é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

Sempre realizada no último domingo do mês, a iniciativa atrai pessoas de todas as idades, interessadas em fazer um intercâmbio cultural por meio de livros e gibis. Para participar, elas devem oferecer para troca uma ou mais obras em perfeito estado de conservação das categorias: literatura geral; literatura brasileira; literatura da Amazônia; literatura infantojuvenil; gibis, HQs e mangás; livros relacionados à Amazônia; biografia e/ou artes.

Os participantes recebem um cupom a cada obra ou gibi oferecido para troca, que lhes permitirá resgatar outra obra ou gibi correspondente. Gibis também podem ser trocados por livros de literatura infantil, e vice-versa.

Na programação da feira estão ainda atividades voltadas ao público infantil, de pintura de desenhos até a exibição de filmes – nesta edição, a seleção inclui a animação nacional “O grilo feliz e os insetos gigantes” (2009), com direção de Walbercy Ribas, das 9h15 às 10h40, e o filme nacional “O bem amado” (2008), de Guel Arraes, das 10h45 às 12h30. As produções têm classificação indicativa livre e serão exibidas com recursos de audiodescrição e legendas para deficientes auditivos e visuais.

No primeiro filme, com duração de 84 minutos, o Grilo Feliz segue compondo suas músicas, para alegria dos habitantes da floresta, e agora deseja gravar um CD. Porém a descoberta de fósseis de insetos gigantes faz com que ele se envolva em uma inesperada aventura.

Já “O Bem Amado”, com 108 minutos, é baseado na obra de Dias Gomes e conta a história de Odorico Paraguaçu, prefeito de Sucupira, que tem como prioridade em sua administração inaugurar um cemitério, mas esbarra na falta de defuntos na pequena cidade.

Manhã literária

A Feira de Troca de Livros e Gibis acontece desde 2016 e é um grande sucesso entre os leitores. Desde a primeira edição, a iniciativa registra média de público de 200 pessoas e de 1.000 trocas de obras literárias a cada edição, dentro de um curto espaço de tempo, no último domingo de cada mês, no horário da manhã.

A procura por obras diversas é tanta que os funcionários da Biblioteca Pública responsáveis por mediar as trocas são abordados avidamente pelos participantes da feira, antes mesmo que os livros sejam expostos para o intercâmbio, segundo Sharles Costa, diretor de Bibliotecas da Secretaria de Cultura.

“O evento não somente é uma oportunidade de ter acesso a outras obras, como também cria espaço para encontros de pessoas por áreas de interesses afins”, complementa ele. “Na Biblioteca, elas têm à disposição computadores com acesso gratuito à Internet, livros e jornais para pesquisa, mesas para leitura e interação, numa grande confraternização cultural, com a participação de famílias, livreiros, clubes de leitura, dentre outros grupos”.

Programação completa

- De 9h às 13h: Feira de Troca de Livros e Gibis / Cantinho da Leitura para crianças.

- De 9h15 às 10h40: Exibição da animação nacional “O grilo feliz e os insetos gigantes” (2009) - Direção de Walbercy Ribas. Classificação: Livre. Duração: 84 min.

- De 10h45 às 12h30: Exibição do filme nacional “O bem amado” (2008) - Direção de Guel Arraes. Classificação: Livre. Duração: 108 min.

Serviço

O quê: 11ª Feira de Troca de Livros e Gibis da Biblioteca Pública Estadual do Amazonas
Quando: dia 25 de junho, domingo, das 9h às 13h
Onde: Biblioteca Pública Estadual do Amazonas, rua Barroso, 57 - Centro
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: livre

*Com informações da assessoria

Publicidade
Publicidade