Segunda-feira, 17 de Junho de 2019
Vida

Feira gastronômica e cultural criada pelo chef Henrique Fogaça chega a Manaus

"O Mercado" acontece nos dias 30 e 31 de maio, nos arredores do Paço Municipal. Haverá barraquinhas de comida com receitas feitas por chefs locais, além de manifestações culturais e artísticas



1.gif Fogaça estará por aqui com seus dois restaurantes: o Sal Gastronomia e Cão Véio
07/05/2015 às 11:49

A primeira edição da feira gastronômica “O Mercado” em Manaus, marcada para os dias 30 e 31 deste mês, está rodeada de altas expectativas. O evento, que já acontece desde 2012 em São Paulo, traz ao público a oportunidade de experimentar um grande “menu degustação” com quitutes feitos por  30 (em média) chefs sediados na capital amazonense, além de manifestações artísticas como música, teatro e dança. Tudo ao ar livre, com acesso gratuito e tendo os arredores do Centro histórico da cidade como pano de fundo. Os criadores de “O Mercado” - os chefs Henrique Fogaça, Checho González e a produtora cultural Lira Yuri  -também são presenças confirmadas.

Nas barraquinhas de comida será possível encontrar receitas pensadas exclusivamente para o evento, vendidas em porções e preços reduzidos, de forma que se pode experimentar de tudo um pouco.

Mas talvez dentre os mais entusiasmados mesmo estejam os selecionados para apresentar o seu talento gastronômico. São nomes até bem conhecidos por quem circula na cena local - Rogerio Caliri (Alquimia),  Fernando Vieira (Bora Lá), Hiroya Takano (Suzuran), Gaby Harb (Gaby Harb Cupcake), Maria do Céu, William Katô, Babu Loureiro dentre outros.

Babu Loureiro falou à reportagem que pensa em fazer dois pratos, um para cada dia do evento. Um destes já está certo: será o “Carnificina”, o qual leva macaxeira “à Lyonnaise” puxada na manteiga, bacon, cebola, feijão de praia com ragu de ossobuco e linguiça por cima. A porção terá por volta de 150g. Segundo Loureiro, levar “O Mercado” para o centro histórico de Manaus  ajudará a abrilhantar a iniciativa.

“Considero o Centro a parte mais bonita da cidade, aliás, nosso Centro é um dos mais bonitos do Brasil. Principalmente o entorno”, analisou o chef, que no bairro já comandou os restaurantes “O Chefão” e “A Viúva”.

Regional simples

Outro nome confirmado na ocasião é o do chef William Katô. Durante os dois dias, ele irá apresentar ao público dois tipos de escondidinho (feito com macaxeira) - um de camarão com aros de queijo parmesão e aviú; e  com carne seca, versão mais tradicional da receita. Além destes, Katô irá vender biscoitos de flores de jambú.

De acordo com o chef, a ideia era oferecer uma receita mais de raiz, e que também fosse conhecida e aceita pelo público. Katô é amazonense, porém morou muito anos em São Paulo e já teve a oportunidade de frequentar feiras similares a “O Mercado”.

“Quando o [Henrique] Fogaça me fez o convite para participar, fiquei lisonjeado porque essa é a única feira que consegue juntar todas as manifestações artísticas. Quando olho pro ‘O Mercado’, lembro logo de virada cultural”, opina o chef.

União

Gaby Harb, por si, terá duas barraquinhas no evento, uma para a sua cupcakeria (onde terá cheescakes, bolos de chocolate belga e coxinhas de frango, carne louca e camarão) e a outra para vender paletas mexicanas (“La Gabyzita”). Ela acredita que “O Mercado” será o reflexo da união entre os profissionais de gastronomia de Manaus e também uma forma destes se aproximarem do seu público. “Minha expectativa é de que dê muito certo”, disse.


Saiba +

“O Mercado” foi criado em 2012 por Checho Gonzales, Henrique Fogaça e a produtora cultural Lira Yuri. A equipe é reponsável pela curadoria dos chefs participantes. Gonzales, Fogaça e Yuri tentam trazer o evento para a capital baré desde o início. E para a primeira edição aqui, “O Mercado” conta com a parceria da Prefeitura de Manaus, que divulgará em breve a programação cultural.

Serviço

o quê: O Mercado - feira gastronômica e cultural

quando: 30 (a partir das 17h) e 31 de maio (a partir das 16h)

onde: arredores do Paço Municipal (Centro)

quanto: acesso gratuito


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.