Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2020
EVENTO

Feira 'Nossa Terra' terá espaço para coleta seletiva neste sábado (21)

Evento realizado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) também terá coleta de plástico, papel, óleo de cozinha e lixo eletrônico



817991e9-9ac2-413a-a5be-04254e2f3a79_69C5A469-DD20-4D47-8C20-29ACCD73B0D8.jpg Foto: Divulgação
20/12/2019 às 18:51

Neste sábado (21/12), o Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) fará o lançamento do projeto "Nossa Terra", realizado em parceria com a TV Band Amazonas. Durante o evento, que conta com uma edição especial da Feira de Produtos Regionais e Orgânicos da Agência, as empresas Manaus Limpa, Amazon Clean, Chumbos da Amazônia e Descarte Correto estarão fazendo a coleta seletiva de resíduos como papel, plástico, óleo de cozinha e lixo eletrônico. A programação gratuita acontece das 7h às 15h, no estacionamento da TV Band, na avenida André Araújo, nº 1.981, Aleixo, zona centro-sul.

Para estimular o público, a empresa Descarte Correto vai levar para o evento a campanha "Descarte e Ganhe", onde o participante ganha R$ 0,10 (dez centavos) por cada quilo de resíduo eletrônico em saldo no aplicativo Trocados. "A ação tem a missão de oferecer soluções em gestão de resíduos tecnológicos pós-consumo e industriais, transformando lixo eletrônico em benefícios econômicos e socioambientais", explica o gestor de produção da empresa, Anderson Colhyer.



Materiais como pilhas, lâmpadas e baterias não poderão ser descartados no local. Apenas itens como notebooks, no-breaks, teclados, mouses, CPUs, monitores LCD, impressoras e produtos eletrodomésticos como liquidificador, batedeira, chapinha, entre outros.  

Além da bonificação disponibilizada pela empresa Descarte Correto, quem participar vai ganhar também um cupom para sorteio de brindes durante o lançamento do projeto "Nossa Terra". Para participar é preciso levar o resíduo até o estacionamento da Band, onde a equipe da empresa fará a coleta e pesagem do lixo e gerará um voucher para os créditos no aplicativo Trocados, que funciona com uma espécie de carteira digital, e dá a possibilidade de trocar os valores por serviços e compras como Netflix, recarga de vale transporte do Sinetram, vale-compras em lojas parceiras, corridas no Uber, entre outros benefícios.

Já a empresa Manaus Limpa irá recolher produtos como óleo de cozinha, papel e plástico. Segundo o dono da empresa, Alex Sander Mucceda, serão disponibilizadas duas caixas coletora de entulho. “As caixas ficarão disponíveis ao longo de todo o evento e as pessoas que quiserem fazer os descartes de óleo de cozinha poderão levar em uma garrafa pet e deixar dentro da coletora de plástico”, destacou.

Produtos Reciclados

Em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), serão comercializados produtos confeccionados a partir de material reciclado como cestarias e outros artesanatos produzidos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, no baixo Rio Negro. Os artesãos das comunidades Terra Preta, Bela Vista do Jaraqui e São Francisco do Chita também levarão produtos como xarope de jatobá, pomadas de andiroba e sabonetes feitos a partir de recursos naturais como açaí e argila.

'Nossa Terra'

Consiste na produção de um documentário jornalístico que trará como personagens os produtores rurais da Região Metropolitana de Manaus, retratando a agricultura familiar do estado, desde o cultivo até a chegada à mesa do consumidor amazonense, e a importância da Agência no processo de escoamento e comercialização desses produtos regionais. O documentário será produzido e exibido pela TV Band Amazonas.

Programação

O evento de lançamento do projeto será realizado das 7h às 15h e conta com uma edição especial da Feira de Produtos Regionais e Orgânicos da ADS; show da cantora Marcia Novo; aula de ritmos com os professores Misael Gibbs e Thaylon Max; e a quinta edição do programa “Peixe no Prato”, onde serão ofertados peixes como tambaqui e pirarucu a preços acessíveis.

O evento conta com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sec), Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.