Publicidade
Entretenimento
Vida

Felipe Schaendler apresenta sabor dos cogumelos amazônicos em SP

Chef do restaurante Banzeiro participa de encontro com grandes nomes da gastronomia mundial na 10ª edição do evento 05/11/2013 às 11:21
Show 1
Felipe Schaendler diz estar nervoso com a oportunidade de participar da Semana Mesa SP 2013, e ao mesmo tempo feliz por estar levando a bandeira do Estado
Mônica Dias Manaus, AM

Nesta terça (5), São Paulo se torna o centro das atenções no mundo gastronômico graças à 10ª edição da Semana Mesa SP. Com o tema “Raízes – de onde viemos e para onde vamos”, o evento vai reunir os maiores nomes da gastronomia mundial e, pela primeira vez, terá na programação um representante do Amazonas no time de palestrantes. Felipe Schaedler, chef do restaurante Banzeiro, vai falar sobre cogumelos comestíveis da Amazônia.

Conhecido pela famosa Costela de Tambaqui, o catarinense radicado no Amazonas desde 2004 está estudando há quase um ano os cogumelos da região, e vai dividir todo o seu conhecimento com chefs de todo o mundo no evento.

“Há mais de 20 anos, pesquisadores do Inpa (Instituto de Pesquisa da Amazônia) já estudam os cogumelos da área. Entrei no projeto recentemente com a missão de introduzi-los na alta gastronomia. Desde então venho fazendo pesquisas de campo e na cozinha”, explica.

Palestra
O ilustre convite para palestrar em dos maiores eventos gastronômicos nacionais surgiu após a passagem de Alex Atala – eleito o maior chef gastronômico da América Latina pela revista inglesa Restaurant – por Manaus, em junho desse ano.

“Ele veio conhecer um pouco mais sobre os cogumelos daqui. Nós visitamos o Município de São Gabriel da Cachoeira e ele conheceu a pesquisa. Como muitos jornalistas acompanham a passagem dela região, o projeto ficou conhecido mundialmente e surgiu o convite para o congresso”, conta Felipe.

Gastronomia amazônica
Em dez anos de Semana Mesa SP, este é o primeiro em que um representante da culinária amazônica faz parte do time de palestrantes. Para Felipe, é uma ótima oportunidade colocar a gastronomia local em evidência e chamar a atenção para os elementos diferenciados da região.

“Nunca dei uma palestra tão grande assim. Estou muito nervoso, muito tenso, mas ao mesmo tempo muito feliz por estar levando a bandeira do nosso Estado, até porque apenas nomes renomados da área e pesquisadores foram convidados para as palestras. Ao mesmo tempo, é uma responsabilidade muito enorme, já que muitos dos meus ídolos e críticos importantes estarão presentes”.

O evento começa hoje e segue até a sexta-feira (08), no Centro Universitário SENAC Santo Amaro. A palestra de Felipe Schaedler acontece no primeiro dia do evento, às 15h30.

Publicidade
Publicidade