Publicidade
Entretenimento
MUITA CERVEJA

Festa de origem alemã Oktoberfest será realizada em estabelecimentos de Manaus

O evento regado de muita cerveja é símbolo da Alemanha, mas a Oktoberfest também acontece em Manaus, no Frankfurt Bar e no Porão do Alemão. Confira como participar 03/10/2017 às 09:06
Show alemanha 2
Festa de origem alemã tem mais de 200 anos e já se consolidou em todo o Brasil (Foto: Divulgação)
Juan Gabriel Manaus (AM)

Em meados de Outubro no ano de 1810, o então rei bávaro Ludwing I resolveu organizar uma grande festa para os moradores da cidade de Munique, na Alemanha, para comemorar o seu casamento. O evento, regado a muita cerveja – bebida símbolo do País europeu – e as corridas de cavalos fez tanto sucesso entre os moradores que uma nova festa foi marcada para o mesmo mês do ano seguinte. Mal sabia o rei que a fama do festejo atravessaria oceanos e marcaria para sempre o calendário dos amantes da boêmia.

Anos mais tarde a festa ganhou nome, virou Oktoberfest, dezessete dias dedicados a diversão, chopp e celebração da cultura alemã. Em Munique, o festejo permanece no mesmo lugar no qual foi criado, a praça Theresienwiese, batizada em homenagem a noiva do rei. No Brasil, se estabeleceu no Sul do País, em especial na cidade catarinense de Blumenau – fundada por imigrantes alemães. A dedicação a festa, celebrada em Blumenau desde 1984, rendeu aos catarinenses o posto de segunda maior Oktoberfest do mundo, perdendo apenas para a original. 

Em Manaus

Mas se engana quem pensa que é só em terras sulistas que a Oktoberfest acontece. Em Manaus, a celebração reúne entusiastas da cerveja em alguns estabelecimentos que passaram a associar o mês de outubro a típica festa alemã. Um deles é o Frankfurt Bar, localizado na Rua Paul Adam, Parque 10 de Novembro. A casa, administrada por alemães, é pioneira na comemoração pela capital amazonense, que tem em 2017 a sua 9ª edição.

Este ano a festa acontece entre os dias 6 e 8 de outubro, das 17h às 0h. No cardápio, chopps tipo pilsen, premium, trigo claro e escuro, além de iguarias típicas do País de origem. Para embalar a comemoração, seis bandas se revezam ao longo dos três dias, entre elas Bersekers Vikings Riders, Goodfellas, Fullgas, Bates Motel, The Vardia e EV5. O evento tem entrada gratuita.

A casa de rock mais tradicional de Manaus, o Porão do Alemão, resolveu embarcar na ideia e vem desde 2014 realizando sua própria versão da Oktoberfest. Serão quatro dias de comemoração a contar desta quarta-feira (4) com início às 18h. Para o evento, o local oferecerá 30 mil cervejas, além de chopps artesanais de trigo, malte torrado e os tradicionais chopps Brahama e chopp sujo.

As atrações para divertir o público ficam por conta dos campeonatos de tufão, onde os concorrentes furam a parte inferior da lata de cerveja e devem beber rapidamente sem parar até o fim, e de chopp de metro, no qual ganha o participante que terminar primeiro uma torre com um metro de puro chopp. Outra vantagem que a casa oferece é a entrada gratuita para aqueles que forem com roupas típicas do País alemão.

Já o palco do porão dará espaço a muito rock ‘n’ roll com as bandas Jezz Rock, Texana com o especial Indie Rock, Rockaholics, Black Trio, Trio Máfia, Firewall, Hawake com o especial Rolling Stones & Aerosmith, Metal Militia, Hightower e Shelter com o especial Helloween & Rammstein. O primeiro lote de ingressos já está sendo vendido na bilheteria do local, no valor de R$ 15 (pista) e R$30 (VIP).

A origem em Blumenau

A Oktoberfest mais famosa do Brasil teve sua primeira edição em 1984. Em 10 dias, 102 mil pessoas foram ao antigo Pavilhão A da Proeb, número que representava mais da metade da população da cidade. A festa fez de Blumenau o principal destino turístico de Santa Catarina no mês.

Serviço

O quê: Oktoberfest do Porão do Alemão/ Oktoberfest do Frankfurt Bar

Quando: Dos dias 4 a 7/ Dias 6, 7 e 8

Onde: Porão do Alemão, Estrada da Ponta Negra / Rua Paul Adam, Parque 10

Mais informações:  Porão do Alemão (3239-2976) / Frankfurt Bar (3632-0350)

Publicidade
Publicidade