Publicidade
Entretenimento
Diversão

Festa do Boi Boiola acontecerá pela primeira vez em Manaus neste sábado (24)

A festa do Boi Boiola na capital amazonense terá a abertura musical dos cantores Leonardo Castelo e Arlindo Jr, e logo após haverá a apresentação do boi. “Está sendo preparado um palco com toda uma adaptação teatral para eles 23/09/2016 às 15:43
Show b0223 20f
A ideia é que a festa do Boi Boiola em Manaus aconteça anualmente, após o Festival Folclórico de Parintins (Divulgação)
Laynna Feitoza Manaus (AM)

O tradicional Boi Boiola, um dos maiores projetos LGBT’s de Parintins, aportará pela primeira vez em Manaus neste sábado (24), no Almirante Hall, a partir das 21h30. Há 10 anos acontecendo fixamente na Ilha Tupinambarana, a ideia é que, ao ser também realizada em Manaus, a festa possa ser transformada em um evento pós-festival, por meio do projeto “Batucando no Verão”, que acontece no segundo semestre de cada ano.

O projeto “Batucando no Verão” leva a assinatura de Clemilton Pinto, existe há mais de 5 anos, e retoma as atividades em 2016. “Estamos fazendo a edição de setembro com ele. Em Parintins, esse evento acontece uma semana antes do Festival. É uma festa muito concorrida, realizada pelo grupo GLS de Parintins. Estamos trazendo essa festa para Manaus para trazer essa irreverência e brincadeira que eles fazem, com as paródias baseadas nas toadas do boi”, declara Clemilton, realizador do evento em Manaus.

A festa do Boi Boiola na capital amazonense terá a abertura musical dos cantores Leonardo Castelo e Arlindo Jr, e logo após haverá a apresentação do boi. “Está sendo preparado um palco com toda uma adaptação teatral para eles. Depois teremos festa com os DJ’s, tocando todos os ritmos”, declara Clemilton. A festa, porém, acontecerá aos moldes do Boi Boiola de Parintins. “Será uma apresentação com os itens mesmo. Vamos ter a participação do apresentador, do amo, pajé, cunhã-poranga, sinhazinha... mas todos da comunidade gay”, assegura o realizador.

História

O Boi Boiola foi fundado em 2004, a partir de um grupo de amigos que tinha o sonho de ser os itens femininos do boi-bumbá. Para isso, eles fretaram um barco rumo à comunidade Zé Açu, em Parintins, e levaram vários materiais para confeccionar as roupas dos itens. A figura do Boi Boiola só surgiu no ano seguinte, quando o grupo ganhou um boi branco e deu características femininas a ele, como cílios, glitter, laços e uma flor na testa. Atualmente, o boi é todo cor de rosa.

Em 2007, a brincadeira foi aberta para a população, a partir do apoio de Vanessa Gonçalves, uma das mais famosas sinhazinhas da história do boi Garantido. Antes disso, com receio de sofrer afrontas à liberdade de expressão, o grupo o manteve oculto até então. Hoje, a associação utiliza o Boi Boiola para lutar contra o preconceito, e o Boiola é considerado o boi precursor da representatividade LGBT em Parintins.

Serviço

o quê: Festa do Boi Boiola em Manaus

quando: 24 de setembro, às 21h30

onde: Almirante Hall (Rua Padre Agostinho Martin, 981, Santo Antônio)

quanto: R$ 20

Publicidade
Publicidade